ANTT analisa lote de imagens de radares da Ponte

Raquel Morais –

Está cada dia mais próximo o dia em que os radares da Ponte Rio-Niterói começarão a multar de fato. Para que isso aconteça, dois lotes de imagens registradas pelas câmeras têm que passar pelas análises da Agência Nacional de Transportes Terrestres e da Polícia Rodoviária Federal. O primeiro ‘pacote’ já foi aprovado por ambos os órgãos. O segundo está em avaliação pela ANTT e será remetido em seguida para a PRF. Apesar da possibilidade de, em breve, as câmeras multarem, a PRF garantiu avisar a data de início para os motoristas.

De acordo com a Ecoponte, concessionária que administra a via, os 32 radares foram instalados em junho de 2016 e são divididos em oito pontos iguais nos dois sentidos e outros quatro em cada pista. O processo está em andamento e em fase de homologação. As imagens são geradas pelo radar, enviadas para a ANTT para análise e reenviadas para a PRF, que também analisa questões como nitidez, por exemplo.
O primeiro lote dessas imagens testes já foi aprovado e na ocasião foram feitos alguns ajustes. Agora o segundo lote já foi enviado para a ANTT em 17 de fevereiro deste ano e a PRF aguarda o recebimento desses arquivos para aprovar ou não, já que legalmente tem que ser feita duas análises.

Avenida do Contorno
Já na Avenida do Contorno todos os radares da BR-101 estão em operação há mais de um ano. O mais recente, instalado em dezembro na altura da Leroy Merlin, ainda pega de surpresa muitos motoristas. Segundo a PRF é apenas um medidor de velocidade e não um radar. Está no trecho que compreende o quilômetro 321 e tem a velocidade máxima de 80km/h. “Acho que se ele virar um radar será muito bem elaborado, pois nesse trecho acontecem muitos acidentes. O motorista acaba abusando da velocidade por, praticamente, estar entrando em uma estrada. Automaticamente, a pessoa acaba correndo mais com o carro”, comentou um motorista que preferiu não se identificar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 7 =