ANP não encontra irregularidades em postos da Região Metropolitana

Raquel Morais –

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) encerrou, nesta terça-feira (06), a ‘Operação Verão’ nos postos de combustíveis de 13 estados brasileiros. No Rio de Janeiro foram vistoriadas diversas bombas de 35 postos e nenhuma irregularidade foi encontrada, inclusive na Região Metropolitana 2, Niterói e Maricá, onde os agentes de fiscalização também passaram o pente fino.

O objetivo da operação, iniciada em 2 de fevereiro, era combater irregularidades em postos revendedores de combustíveis. Em Niterói, todos os bairros da Região Oceânica passaram pelo crivo da reguladora. Foram analisadas amostras de combustíveis, conferidos os níveis de pureza, documentação dos postos, procedência dos materiais revendidos entre outras conferências. De acordo com o coordenador do Núcleo de Fiscalização do Rio de Janeiro da ANP, Ary Bello, o sucesso das fiscalizações se devem também a metodologia das operações, que acontecem desde ano passado.

Na manhã de ontem, a equipe da ANP encerrou a ‘Operação Verão’ em um posto na Região Oceânica, em Itaipu. “Estamos em período de férias e determinadas regiões são turísticas e têm maior movimento. Focamos na qualidade e quantidade dos combustíveis e tivemos uma surpresa boa, que nenhum posto apresentou problema. Estamos fazendo operações em horários diferenciados, no final de semana e com isso os estabelecimentos estão conscientes que a qualquer momento pode ter uma operação”, finalizou Ary.

COMO SÃO FEITOS OS TESTES
O teste da gasolina é feito por meio de análise visual e do percentual do etanol acrescido à gasolina. A cada 50 ml de gasolina é colocado 50 ml de água. A água vai extrair o etanol da gasolina e vai aumentar essa quantidade da água, que deve ficar entre 62,5ml e 64ml, já que a gasolina deve ter 27% de etanol, podendo variar entre 25% a 29%. O teste do Etanol é feito com o densímetro para verificar o grau de pureza e o diesel através da análise visual da emulsificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *