Aniversário de Niterói terá entrega de obras

Niterói completa 444 anos no dia 22 e, para celebrar a data, haverá uma série de entregas para a cidade. Entre os presentes, estão a conclusão das obras na Plataforma Digital Engenhoca, de contenção de encostas no Beltrão e no Fonseca e reforma da policlínica de Itaipu, entrega de 220 casas populares, entre outras.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, pontuou que, atualmente, a cidade tornou-se referência pelos programas implementados em várias áreas. Ele ainda prometeu que os próximos anos serão de ainda mais conquistas para o município.

“Superamos a crise decorrente da maior tragédia da história de nossa cidade, a tragédia do Bumba, e resistimos bem aos três anos da maior crise geral do país e do Estado do Rio. Voltamos a ter orgulho de nossa cidade, que apesar de todos os problemas ainda existentes, tem tudo para ser cada vez mais o melhor lugar para viver e ser feliz. Tenho uma alegria em estar prefeito de nossa cidade nesses 444 anos. Sobretudo porque nos próximos três anos, com a participação de toda a sociedade, Niterói vai avançar ainda mais”.

Na Zona Norte, no dia 22, será entregue a conclusão da obra da Plataforma Digital da Engenhoca. Mais um espaço de inclusão, o local contará com telecentro (espaço de universalização digital e de acesso à internet), uma midiateca (sala de jogos interativos e educacionais), cursos na área de tecnologia, entre outras atividades. A comunidade ganha, ainda, a revitalização urbanística do Largo de São Jorge, que recebeu cobertura com lajes de concreto, brinquedos acessíveis para crianças especiais, além de uma academia da terceira idade.

Para a semana, também está programada a entrega das obras do moderno Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), no Morro do Céu. A unidade, que vai contar com unidade específica para tratamento de chorume (líquido formado a partir da decomposição de matéria orgânica presente no lixo), só receberá resíduos públicos – retirados em limpezas de praias, galerias; em podas de árvores; na varrição de vias públicas, possibilitando uma maior vida útil do equipamento, estimada em 20 anos. O Centro entrará em funcionamento assim que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitir concessão de licença de operação, após vistoria.

Outra importante conquista é a finalização das obras de contenção de encostas na Travessa Beltrão, no Beltrão, e na Lopes da Cunha, no Fonseca. As intervenções instalaram muros de contenção, com cortinas atirantadas e tela de proteção no solo. Nos últimos quatro anos, a atual administração realizou mais de 40 obras de contenção no município, onde foram investidos mais de R$ 40 milhões.

Durante a semana será concluída a reforma das Umeis Alberto de Oliveira e Julieta Botelho. As unidades, que integram o Programa Mais Infância e juntas atendem a mais de 300 crianças em horário integral, passaram por intervenções na parte elétrica, parte hidráulica e pintura. Após a construção de 22 novas escolas nos últimos três anos e meio, a revitalização dessas unidades faz parte dos investimentos da atual gestão na educação.

Serão entregues também as chaves de 220 apartamentos a famílias que estavam inscritas em programas sociais e recebem aluguel social. O empreendimento está sendo erguido na Estrada Bento Pestana, no Baldeador, e faz parte do Programa Morar Melhor, com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica Federal. O condomínio é formado por 11 prédios de cinco pavimentos e 20 apartamentos cada um. Os imóveis têm dois quartos, sala, banheiro e cozinha com área de serviço integrada, com piso cerâmico em todos os cômodos.

A Prefeitura de Niterói abre, no aniversário da cidade, um ponto para atendimento ao idoso, no Niterói Shopping. Serão oferecidos serviços como a emissão do cartão de estacionamento do idoso, distribuição da cartilha do idoso e informações sobre o Projeto Gugu.

A reforma e revitalização da Policlínica Regional Maria Aparecida Costa, em Itaipu, está na reta final para o aniversário de Niterói. A unidade de saúde passou por revisão de toda parte elétrica, hidráulica e de climatização, conserto do telhado e pintura geral, além da construção de um depósito de lixo e resíduos e troca de portas e janelas. No local são oferecidos serviços como clínica médica, cardiologia e pediatria, entre outros, além de exames de eletrocardiograma, ultrassom, coleta de sangue, testes de HIV, hepatites, pezinho e olhinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *