Animais silvestres são encontrados em Niterói

Raquel Morais

Na segunda-feira (28) um esquilo, da espécie Guerlinguetus ingrami, foi encontrado por uma pedestre no bairro do Atalaia. O animal estava caído no chão da rua e foi levado para a Coordenadoria no Horto do Fonseca, na Zona Norte de Niterói. Ele ainda está recebendo cuidados dos da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói, e ainda passará por uma avaliação com um veterinário.

O esquilo, mais conhecido como esquilo serelepe ou caxinguelê, será consultado pelo médico veterinário para saber se precisará receber mais cuidados ou se poderá ser devolvido para a natureza. Somente nesse ano já foram feitos resgates de mais de três mil animais silvestres em Niterói.

E o aparecimento de animais silvestres é mais comum do que se imagina. O coordenador de informática Charles Gomes, 35 anos, mora em São Francisco e já encontrou cobra em quintal além de gambás e até escorpião. Na semana passada, em uma trilha no Parque da Cidade, ele ficou frente a frente de uma jibóia. “Eu também trabalho como fotógrafo de natureza e estava com o equipamento. Fiz fotos lindas dessa cobra. O importante é a gente respeitar os animais e nunca tentar tocá-los e nem assustá-los”, contou.

Foto de Charles Gomes

De acordo com a Prefeitura de Niterói em caso de necessidade de resgate de animais silvestres, a pessoa não toque no animal e entre em contato com a Guarda Municipal através do telefone 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública, para que a captura possa ser feita de forma adequada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − onze =