Aneel sugere aumento médio de 17,9% nas contas de luz na área da Enel

Anderson Carvalho –

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou nesta terça-feira (19) proposta para a revisão tarifária da concessionária Enel, que atende a 66 municípios fluminenses, entre os quais Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí. Pela sugestão, a empresa teria que promover aumento de 17,9% na conta de luz dos clientes.

Segundo a Aneel, para os consumidores residenciais e comerciais, o reajuste seria de 18,13%, se for confirmado. Está prevista ainda uma reunião no dia 18 de janeiro, em Niterói, para discutir o aumento na conta.

A Agência abriu consulta pública para receber sugestões dos consumidores até o dia 4 de fevereiro. A empresa informou que a revisão tarifária somente ocorrerá em março do próximo ano, quando o resultado final com o ajuste nas contas de energia elétrica será divulgado.

A concessionária frisou que a revisão tarifária visa preservar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. A empresa acrescentou que nos últimos cinco anos vem investindo cada vez mais para melhorar a qualidade do serviço através da digitalização da rede, com a instalação de sistemas de automação controlados remotamente. Apenas nos primeiros nove meses de 2017, a empresa investiu R$ 902,24 milhões, uma alta de 57,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse investimento já contribuiu com a melhora dos índices de Duração e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC e FEC) de 22,6% e 20,6%, respectivamente, registrados entre setembro 2016 e setembro 2017, conforme demonstrado pela Aneel.

A Enel Distribuição Rio atende a 3,1 milhões de clientes residenciais, comerciais, industriais e públicos no Estado do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 16 =