Alunos garantem vaga em Torneio Nacional de Robótica

Os alunos das escolas Eda Daflon (Imbetiba) e Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro) – em Macaé – garantiram vaga no Torneio Nacional de Robótica, que acontece em março, em Brasília. Os alunos do primeiro colégio foram destaque com a terceira colocação na etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), que foi encerrado na Cidade Universitária, no sábado. Já a equipe Serratec, da segunda escola, faturou o troféu “Pesquisa e Inovação”.

Os estudantes do Colégio Aplicação (CAp) ganharam o prêmio Core Values, que avalia valores como trabalho em equipe e espírito colaborativo entre os participantes. Além da competição nas arenas, os “Robóticos Daflon” mostraram o projeto “Insecdroid”, pesquisa de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, que apresenta o protótipo da semente da planta crotalária na identificação da larva do mosquito da dengue.
O torneio internacional foi realizado com o objetivo de despertar o interesse em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Os integrantes da “Serratec Nasa” se destacaram este ano durante a Olimpíada Brasileira de Robótica, promovida em Recife (PE).

Nos dois dias do Torneio de Robótica foram apresentados projetos de pesquisa diversificados. As equipes também foram avaliadas em três categorias, como design de robô, na qual a equipe planeja, projeta e constrói o robô com peças Lego; e o desafio do robô, no qual os robôs autônomos cumprem missões na mesa da competição em partidas de 2 minutos e 30 segundos, além de Lego: Core Values.
O Torneio de Robótica First Lego League (FLL) recebeu municípios como São Caetano do Sul (SP), Pindamonhangaba (SP), Niterói, Rio das Ostras, Italva, Resende, Rio de Janeiro e São Paulo. Entre as escolas municipais participantes estavam Ancyra Gonçalves Pimentel, Paulo Freire, Colégio Aplicação (Cap), Natálio Salvador Antunes, Polivalente Anísio Teixeira.

“Estamos felizes com a vitória. Nos dedicamos muito. Ganhamos o terceiro lugar e vamos para Brasília”, contou Jorge, aluno da Escola Municipal Eda Daflon. Com o tema “Animal Allies” (aliados dos animais), alunos na faixa de 9 a 16 anos se socializaram. Vestidas com roupas e acessórios em tom rosa, as “Talentosas”, que representaram a Ilha do Governador, também aprovaram a programação. “Tudo que se refere à robótica maravilhoso”, conta Layra Faria, de 15 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *