Alunos de autoescolas de Niterói fazem exame prático em São Gonçalo

Já não bastasse o medo de fazer a prova prática para tirar a carteira de habilitação, alunos de autoescolas de Niterói estão sendo obrigados a fazerem o exame final em São Gonçalo. Toda a mudança se deve às obras de construção do mergulhão na Praça da Renascença, no Centro. Anteriormente, os alunos faziam os treinamentos de baliza e provas na Rua Castelo Branco. O endereço foi alterado para a Rua Professor Vicente Romanó, no entanto, a prefeitura não sinalizou a área ainda e o Detran não autorizou a realização das provas no local. A preocupação dos alunos com o local de prova tem lógica. São horas de treinamento prático fazendo baliza e percurso no mesmo local e no dia da prova a área é alterada.

“Eu vou fazer prova na sexta-feira e estou muito preocupado. Eu treinei aqui por muito tempo, fui hoje (ontem) em São Gonçalo para tentar treinar, mas estava lotado. Como eu vou passar numa prova treinando num lugar e fazendo a prova em outro?! Isso é um absurdo!”, disse o aluno, Marcelo Jacomin, 38 anos.

O instrutor Lincoln Leite, acredita também que os alunos serão os mais prejudicados. Ele informou que as autoescolas receberam notificações sobre a mudança.
“As autoescolas receberam notificações e estamos desmarcando algumas provas esperando que a situação se resolva porque senão os alunos vão se prejudicar. Só falta a prefeitura pintar o chão demarcando a área. Os alunos estão indo para o piscinão de São Gonçalo”, disse.

O Detran informou que a Prefeitura de Niterói se comprometeu em demarcar a área de prova e treino e inclusive colocaria um agente da NitTrans orientando os outros condutores. O plaqueamento e pintura do chão são de responsabilidade da prefeitura. O Detran explicou que os alunos que foram encaminhados para São Gonçalo, são aqueles que já estão quase estourando o processo de provas.

A NitTrans informou que já começou a pintura da via. O trabalho está sendo feito de madrugada e até o final da semana, estará finalizado.

Compartilhamento de simuladores – O compartilhamento dos simuladores virou uma alternativa bastante viável para que muitas autoescolas não fiquem no prejuízo. Desde que se tornou obrigatório, o uso do simulador divide opiniões e acabou encarecendo as matrículas nas autoescolas. Em Niterói, há o compartilhamento do equipamento. A Autoescola Bárbara faz o compartilhamento com a Lindinalva. Cada aula custa em torno de R$ 15 para alunos com contrato vinculado.

Um comentário em “Alunos de autoescolas de Niterói fazem exame prático em São Gonçalo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *