Alunos da rede pública levam arte a muro de escola em Niterói

Raquel Morais

Uma parceria entre o Escola Municipal Doutor Alberto Francisco Torres e a Universidade Federal Fluminense (UFF), através do projeto Geografite, resultou em uma intervenção artística no muro da escola, que fica no Centro de Niterói. Na tarde de ontem cerca de 35 alunos, do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, se prontificaram a participar da pintura em grafite do muro em direção da quadra de esportes, junto com 10 grafiteiros profissionais. A intenção é que ao longo da semana a atividade continue como uma forma de valorizar a arte, o coletivo, solidariedade e respeito entre os colegas de sala.

Há dois anos estagiários da UFF participam de ações nessa escola pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFF (Pibid) e há cerca de duas semanas, em uma palestra, os próprios alunos levantaram essa possibilidade do grafite. “Achamos maravilhosa a ideia e conversamos com a direção que nos apoiou totalmente. É uma ótima iniciativa, de valorização da arte e do convívio entre os alunos e os estagiários da UFF, que trocam informações. Todo mundo sai ganhando”, comentou a professora de geografia da unidade, Maria José Ribeiro, coordenadora do projeto.

A diretora da escola, Maria Tereza Silva, se mostrou muito contente com a novidade, que teve tema livre de desenhos, feitos pelas próprias crianças. “Funcionamos em uma área de risco e qualquer atividade que envolva os alunos fora da sala de aula, é muito útil, pois ocupamos esse tempo ocioso. E isso pode até mesmo mudar a vida deles, é um projeto de futuro”, apontou. A aluna do 6º ano, Marta Fontes, 11 anos, é moradora do Centro de Niterói e participou da ação. “Gosto de pintar, desenhar e colorir. Acho que isso também me acalma. Fiquei muito feliz em poder fazer parte dessa história”, explicou.

O colega de classe, Allan Ribeiro, de 6 anos, morador do Ingá, disse que se pudesse escolher um desenho para estampar o muro da escola, seria os alunos dançando e felizes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =