Alteração no horário das barcas começa hoje

Raquel Morais

E quem pensou que ia começar novembro com o pé direito pode não ter tanta sorte assim. A partir desta terça-feira (02) o horário das barcas, um dos principais meios de transporte do niteroiense para o Rio de Janeiro, será reduzido. Apesar dos esforços da Comissão de Petróleo, Gás Natural, Biocombustível, Energias: Alternativa e Nuclear da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Niterói) para tentar cancelar a alteração, a medida, dita como experimental, será executada.

Na semana passada o presidente da comissão, Luís Alberto Mendonça Meato, enviou um ofício com a solicitação da suspensão aos órgãos envolvidos com a alteração: concessionária CCR Barcas, Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) e à Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro. “Não recebemos nenhuma resposta sobre esse documento enviado o que é uma pena. Essa redução é muito prejudicial para quem depende desse transporte. O serviço tem que estar disponível para quem precisa independente de ser muita ou pouca gente”, comentou.

Para os próximos dias, Meato vai preparar uma minuta da ação civil pública com tutela de urgência pedindo apoio, também, da OAB do Rio de Janeiro, para uma possível ação judicial. “Vamos aguardar para ver se essa redução. Vamos tentar novamente cancelar essa redução”, finalizou.

MUDANÇAS PROPOSTAS
No trecho Niterói-Praça XV a alteração será nos domingos e feriados, considerados fora do horário de pico, e em Charitas X Praça XV, entre 12h e 16h terá interrupção de viagens. No Centro de Niterói os embarques serão de hora em hora e não mais a cada 30 minutos. Já em Charitas, além da interrupção, as partidas das 6h30min às 10h e das 17h10min às 20h10min serão feitos de 20 em 20 minutos, enquanto era a cada 15 minutos. Na Praça Arariboia, o quadro de horários na entrada da estação ainda exibia os horários antigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − 3 =