Almodóvar, Woody Allen e Renato Russo no Festival do Rio

De 9 a 19 de dezembro, os cinéfilos de plantão vão poder curtir o melhor do cinema em cinco pontos onde o Festival do Rio está confirmado. E Niterói não ficou de fora desse circuito. O Reserva Cultural, em São Domingos, vai receber o público para a exibição de longas e curtas, ficção e documentário em 71 títulos que fazem parte do maior festival de cinema da cidade maravilhosa.

O Festival do Rio acontecerá com presença do público e tem títulos e indicações do Festival de Veneza, Palma de Ouro de Cannes e Festival de Berlim com o Urso de Ouro. No complexo de cinemas de Niterói a mostra começa no dia 10 de fevereiro e a programação ainda será divulgada com os horários e os títulos que serão exibidos.

Mas já se sabe que no Reserva Cultural de Niterói serão exibidos o polêmico Benedetta, de Paul Verhoeven, sobre o romance de uma noviça com uma freira no século XVII; O Festival do amor, de Woody Allen; A Fratura, de Catherine Corsini; Pequena Mamãe, de Céline Sciamma; Belfast, de Kenneth Branagh, uma retrospectiva de Wong Kar-waye; Classicos selecionados pelos Cahier do Cinema’, exemplificou a nota.

De acordo com informe do Festival do Rio a mostra abre, oficialmente, com “Madres Paralelas”, o novo do Almodóvar, inédito no país – e que rendeu a Penélope Cruz o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza. Tem o vencedor da Palma de Ouro, de Cannes, “Titane”, de Julia Ducournau. Do “festival-primo” francês, aliás, ainda vêm o novo Apichatpong, “Memoria” (Prêmio do Júri); os vencedores do Grand Prix “Um Herói”, de Asghar Farhadi, e “Compartment Number 6”, de Juho Kuosmanen.

Na lista, muitos filmes brasileiros, como “Alemão 2”, “Eduardo e Mônica”, “Marinheiro das Montanhas, além de curtas dirigidos por Bárbara Paz e Karine Teles. “A seleção deste ano mostra um cinema brasileiro forte, pleno de reflexão e, apesar das batalhas diárias, pronto para resgatar um lugar junto ao público”, contou Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.