Alerj discute licitação de ônibus intermunicipais

Anderson Carvalho –

O Governo do Estado fará em breve licitação para escolha das novas empresas que atuarão nas linhas de ônibus intermunicipais do estado do Rio de Janeiro. A Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) promoverá audiência pública sobre a questão nesta segunda-feira, às 10h, na Sala 315 do Palácio Tiradentes, na Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio.

Segundo o presidente da Comissão, deputado Marcelo Simão (PMDB), o objetivo é ouvir o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) para saber em que situação estão as licitações das linhas intermunicipais: “Já foram realizados estudos de viabilidade técnica, financeira e operacional. É de suma importância dar uma renovada no sistema, a fim de permitir que novas empresas possam oferecer serviços de qualidade aos usuários”, afirmou Simão.

A Secretaria de Estado de Transportes informou que o edital de licitação das linhas, elaborado pelo Detro, encontra-se em análise na assessoria jurídica da Setrans.

As 98 linhas intermunicipais que transportam em média 1,8 milhão de passageiros por dia deveriam ter sido licitadas em 2015. Os contratos, de acordo com edital entregue no início de 2016 à Procuradoria Geral do Estado, poderia render um R$ 1 bilhão em 20 anos de concessão, sendo que 20% logo no primeiro ano de operação de um novo sistema, segundo a Alerj.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *