Alerj cria comissão para acompanhar nova licitação das barcas

Anderson Carvalho

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) instalou comissão especial para acompanhar o processo de licitação que escolherá nova concessionária para o transporte feito por barcas. Irá se dedicar a acompanhar as propostas de novos trajetos, como Duque de Caxias e São Gonçalo, além de implementação de novas tarifas e a estratégia de funcionamento do serviço. É composta pelos deputados Zito (PP), presidente; Nivaldo Mulim (PR), vice; Gilberto Palmares (PT), relator; além dos membros efetivos Milton Rangel (DEM) e Osório (PSDB).

Como primeira atividade, encontro com o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Goulart, no próximo dia 5 de julho, para discutir o andamento do edital do processo licitatório. “Nós já marcamos esse encontro para ouvir o secretário para que possamos traçar novas metas de trabalho e avançar no debate”, explicou Zito.

Palmares (PT) defendeu que o novo edital de licitação tenha como exigência a criação de novas linhas em municípios como São Gonçalo e Duque de Caxias, e também a integração com outros modais, como o VLT. “Eu acho de extrema importância, além da discussão na Alerj, que a comissão vá a locais onde há segmentos da população que têm interesse no transporte aquaviário”, defendeu.

A comissão explicou ainda que lutará por barcas sociais na Estação de Charitas. O objetivo é reduzir o fluxo de veículos de quem vem da Região Oceânica e Charitas ao Centro de Niterói, além de São Gonçalo à Ponte Rio-Niterói. Os parlamentares promoverão audiências públicas em que a população poderá apresentar propostas. Recentemente, o Governo do Estado informou que não poderia colocar barca com tarifa social em Charitas por não haver demanda suficiente.

Programa Aprendiz
A Alerj aprovou ontem projeto de lei, de autoria do deputado Waldeck Carneiro (PT), que declara o Programa Aprendiz Música na Escola como patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O programa é um projeto de educação musical criado em Niterói e atende a quase três mil estudantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =