Aglomerações de passageiros e poucos coletivos

Apesar do decreto que estendeu o feriado por dez dias e adotou medidas de restrição mais rígidas, visando evitar a propagação da Covid-19, quem precisou acordar cedo para trabalhar, na manhã de segunda-feira (29), passou sufoco. O motivo foi a grande procura de passageiros em contraste como número reduzido de coletivos disponibilizados pelas empresas.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) obteve uma decisão na Justiça para que os consórcios de empresas de ônibus de Niterói disponibilizem sua frota normal durante o feriado estadual. O pedido foi feito por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte do Núcleo Niterói, para que os dois consórcios de ônibus municipais que operam em Niterói (Transnit e Transoceânico), disponibilizem sua mentação de ações de controle em estabelecimentos que não estão respeitando as medidas de isolamento social previstas para os dez dias. “As aglomerações estão ocorrendo, possivelmente, por dois fatores: ou há poucos ônibus ou setores não essenciais da economia estão operando livremente, uma vez que praias e locais de lazer estão fechados ou sob intensa observação”, avaliou o presidente do Sintronac, Rubens dos Santos Oliveira, acrescentando que o Sintronac já havia recebido denúncias sobre o grande fluxo de passageiros no Terminal Rodoviário João Goulart.

Em nota, A Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niterói afirmou que todas as linhas de ônibus municipais estão rodando com 100% da frota nos dias úteis. Informou também que houve uma redução da frota de ônibus intermunicipais, o que aumentou a quantidade de passageiros no terminal.

Na segunda-feira (29), o prefeito Axel Grael se reuniu com representantes do Detro-RJ e com representantes das empresas e consórcios de transportes. Na reunião, os empresários garantiram que a partir dessa terça-feira (30) as frotas municipal e intermunicipal estarão com 100% dos veículos em circulação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 8 =