Agências da Caixa voltam a abrir nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (10) as agências da Caixa Econômica Federal voltam abrir suas portas. Na última sexta (07) os demais bancos já haviam encerrado a greve. A greve dos bancários acabou para alegria de milhares de clientes em todo país. Mas, o dia seguinte ao fim da paralisação, que durou 31 dias, foi de filas e muita espera. No banco Itaú, na esquina da Avenida Amaral Peixoto com Rio Branco, a fila ocupou grande parte da calçada e muitos transe untes precisaram andar pelo meio da rua. O Banco do Brasil também recebeu uma grande movimentação de pessoas. As agências estavam lotadas. Bancários da Caixa Econômica Federal resolveram aceitar a mesma proposta nesta sexta-feira.

“Não me senti muito prejudicado pela greve e os serviços voltaram ao normal. Só enfrentamos muitas filas. Eu acho que a greve é legítima e é preciso lutar mesmo. Correr atrás daquilo que acha certo”, disse o aposentado Fernando Borel.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu reajuste salarial de 8% mais abono de 3,5 mil para 2016. No vale-alimentação o reajuste foi maior, 15%, e no vale-refeição e no auxílio creche/babá aumento de 10%. Para 2017, os bancários já garantiram a reposição integral da inflação (INPC/IBGE) mais 1% de aumento real nos salários e em todas as verbas. Os dias parados também foram todos abonados. O piso salarial do bancário/caixa passa a ser de R$ 2.883,01.

A greve dos bancários gerou prejuízo aos comerciantes. Segundo Luiz Vieira, presidente interino da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) o prejuízo girou em torno de 10% desde a queda de vendas, como pela falta de troco e também pelo aumento de pagamento com cartão de crédito, o que diminui a margem devido a taxa administrativa. “Vivemos um momento de vendas escassas e ainda temos que pagar o preço por uma discussão que não somos responsáveis.”

Horário extra
Os clientes e correntistas da Caixa prejudicados pela greve de 31 dias dos bancários ganharão tempo extra para acertar as contas com o banco. As agências da instituição financeira nas cidades onde foi encerrada a greve abrirão uma hora mais cedo na segunda (10) e na terça-feira (11) para agilizar o atendimento. Nas cidades onde os bancos abrem às 10h, os clientes serão atendidos a partir das 9h e, onde o atendimento começa às 11h, a abertura será às 10h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *