Acordo vai libera obras do Teatro Municipal de SG

Wellington Serrano –

Finalmente a novela da inauguração do Teatro Municipal de São Gonçalo pode estar perto do fim. Uma reunião, na última semana, entre representantes da Secretaria Municipal de Cultura de São Gonçalo, Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Construtura RL2 Engenharia (responsável pelas obras) terminou com o acordo sobre a finalização do contrato em até 120 dias.

O imbroglio na falta de itens deixado pela administração anterior com a construtora era o que impedia a conclusão das obras, que foram reassumidas pela empresa que, segundo informações, “irá cumprir com o que ainda não cumpriu e que está no contrato”.
Segundo a prefeitura, a finalização das obras só foi conseguida graças a uma ação judicial solicitando perícia técnica, já que existia a suspeita de que a construção não havia sido feita em conformidade com o que estava em contrato.

“A prefeitura comprovou em juízo e de forma rápida que a construção não foi realizada de maneira correta, havendo pendências a respeito do que estava em contrato, não podendo assumir o espaço, assim, finalizar as obras e entregar o Teatro Municipal digno para a população de São Gonçalo”, afirma o Executivo.

O órgão gonçalense informou que a decisão foi tomada após uma análise de auditoria da comissão feita somente para o teatro, reunindo técnicos da prefeitura e vereadores da Comissão de Cultura da Câmara Municipal.

“A prefeitura realizou um relatório de Auditoria Interna e criou uma Comissão Multidisciplinar de Avaliação do Teatro. Visando contornar a ausência de determinadas informações sobre o cumprimento do contrato e do estado do empreendimento, o que impossibilita a efetiva entrega e a inauguração do teatro, o Município, por meio do Cartório do 6º Ofício de São Gonçalo, procedeu à lavratura de Ata Notarial de modo a constatar a atual situação da obra e reuniu informações a respeito dos itens do objeto contratual ainda não cumpridos pela empresa contratada e que se mostram imprescindíveis para a inauguração do empreendimento”, conclui na nota.

Procurada, a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva núcleo São Gonçalo ressaltou que há vários itens da obra a serem realizados pela empresa, especificados pela prefeitura em relatório produzido por Comissão, a maioria deles de acabamento, pois a obra já se encontra praticamente finalizada, entre os quais o aumento da potência do sistema de refrigeração.

Atrasos
Esperado para ser inaugurado no dia 23 de dezembro de 2016, o Teatro Municipal de São Gonçalo foi orçado em quase R$ 14 milhões e hoje completa 2 anos e 11 meses de atraso na entrega da obra.

De acordo com a prefeitura, os R$ 13,6 milhões para a construção do espaço foram captados de uma negociação com o banco Itaú, que ganhou a licitação para continuar a administrar a folha de pagamento do órgão.

O nome escolhido para o espaço é o de George Savalla Gomes, o Palhaço Carequinha, que viveu declarando o seu amor incondicional à terra do santo violeiro, apesar de ter nascido em Rio Bonito.

O teatro municipal terá 260 lugares, contará com uma cafeteria, área para ensaios da Orquestra Sinfônica de São Gonçalo e uma área para exposições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + oito =