Acesso às prainhas é liberado a partir de hoje (12) em Arraial

As prainhas do Pontal do Atalaia que estavam fechadas desde o início da pandemia, tiveram o acesso liberado para até 140 veículos de moradores e visitantes. Fundação do Meio Ambiente e Instituto Estadual do Ambiente (INEA) com supervisão do Ministério Público Estadual (MPE) liberaram o acessos das 7h às 18h.

Para terem acesso gratuito às prainhas do Pontal do Atalaia é necessário que o veículo do morador tenha placa de Arraial do Cabo. Já os veículos emplacados em outros municípios pagam taxa de R$ 20. O acesso depende ainda da disponibilidade de vagas no estacionamento.

A ação teve o objetivo de ensaiar uma organização ambiental nas vias públicas do Pontal. Durante o laboratório as vias foram emplacadas, lixeiras organizadas e definição de áreas para conservação ambiental e fluxo viário.

Eleita a quinta praia mais bonita do mundo, na edição de 2020 do concurso anual do site de viagens TripAdvisor, o Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, deve ter uma visitação ainda mais restrita mesmo após a pandemia. O objetivo é fazer com que um dos principais pontos turísticos da Região dos Lagos e do Rio entre no programa internacional Bandeira Azul, que concede certificados para as praias e os balneários mais preservados do planeta. Com isso, seria atendido um dos pleitos de moradores e ambientalistas locais: o controle no acesso e a preservação do cartão postal.

Nos últimos anos, as praias de Arraial do Cabo ganharam projeção mundial e ficaram popularmente conhecidas como “Caribe brasileiro”. Assim, algumas passaram a figurar em listas dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo. No ano passado, as prainhas do Pontal do Atalaia ocuparam a 12ª colocação do concurso Traveller’s Choice do TripAdvisor. Já na edição de 2020, cujo resultado foi anunciado em fevereiro, o lugar subiu para o quinto lugar, a segunda mais bem colocada do Brasil, perdendo apenas para a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 10 =