Ação vai recolher resíduos eletrônicos no Centro

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, em parceria com o Projeto E-Lixo Zero realizará neste sábado, das 9h às 15h, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, em frente à Prefeitura, a 1ª edição de coleta de resíduos eletrônicos no município.

A ação contará com a coleta dos objetos inutilizados, como aparelho de som, ar condicionado, aquecedores, cafeteria, batedeira, calculadora, celular, aparelho telefônico, chuveiro, aparelho DVD, aparelho vídeo-cassete, estabilizador e no-break, ferro elétrico, impressora, secadora de roupa e máquina de lavar louça. E ainda micro-ondas, notebook, receptor, roteador, servidor, aparelho de rádio, televisão, computador e fax. Vale ressaltar que não serão aceitos pilhas, tonners e baterias.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins, apesar da falta de conhecimento, o lixo eletrônico não é menos nocivo do que o lixo convencional. Pelo contrário, ele é ainda mais poluente devido à inúmera quantidade de elementos que possui, principalmente quando lançados diretamente na natureza.

E com o rápido avanço da tecnologia muitos aparelhos se tornam obsoletos em um curto espaço de tempo, e falta de orientação faz com que o descarte desses aparelhos seja feita na maioria das vezes em lugares inadequados. Portanto, o primeiro passo para a melhoria do atual quadro é a conscientização sobre o problema.

“A cidade de Itaboraí tem assistido um crescente volume desse tipo de descarte irregular, por isso resolvemos realizar a 1ª edição de coleta de lixo eletrônico no município. O objetivo é conscientizar a todos sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico, e principalmente salientar que a reciclagem depende principalmente do envolvimento de toda a comunidade”, destacou a secretária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 5 =