Ação solidária emocionou pacientes e funcionários no HUAP

Raquel Morais –

A campanha de doação de cabelo “Amor em cada Fio” movimentou o segundo andar do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), no Centro de Niterói, nesta quinta-feira (21). O movimento, idealizado pela Liga Acadêmica de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Trote Cultural, ofereceu corte de cabelo gratuito para arrecadar cabelos para confecção de perucas. As mechas serão enviadas para a ONG Associação de Amigos da Mama (Adama) que confeccionará perucas que serão doadas para os pacientes que fazem quimioterapia no Huap.

A única exigência para o corte era ter mais de 15 centímetros, além de muito amor no coração. Foi o que a universitária Taiane de Souza, de 21 anos, fez. “Fiquei sabendo dessa ação e queria cortar o cabelo, mas estava esperando a oportunidade de doar. Foi a decisão certa e fico muito feliz em saber que alguém vai usar o meu cabelo em um momento tão difícil como é o tratamento contra um câncer”, pontuou.

Os cortes foram realizados por duas profissionais do Espaço Juliana Paes. Para Mariana Paes, de 33 anos, uma das coordenadoras da rede de salões, o pedido de parceria foi recebido de forma muito natural. “Topei na mesma hora, tudo que está relacionado ao social é válido para a gente. Recebemos muitas pessoas que querem saber se doamos os cabelos cortados nos salões, e sempre fazemos essas ações. É muito gratificante saber que podemos ajudar as pessoas com algo tão simples”, esclareceu.

Para Camila Figueroa, de 33 anos, estudante de Medicina da UFF e uma das organizadoras do projeto, a ideia surgiu através do Trote Cultural da universidade e será realizado muitas outras vezes. “Desde o primeiro período os calouros devem participar de uma ação social, além de ser pintado e arrecadar dinheiro na rua. Esse projeto é muito lindo e trabalha com a autoestima da pessoa que está em tratamento. A receptividade foi muito grande e movimentou o hospital em prol da solidariedade”, finalizou. Os cabelos serão doados para A Adama e vão ser confeccionadas as perucas e depois esses acessórios vão ser doados para quem está fazendo tratamento de quimioterapia no Huap.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =