Ação conjunta coíbe publicidade irregular em São Gonçalo

Raquel Morais –

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro (Creci-RJ) e a Subsecretaria de Posturas de São Gonçalo estão atuando juntos contra a publicidade irregular no município. A divulgação de placas ou faixas de imóveis à venda não pode ser feita em áreas públicas, como postes, praças e orelhões, por exemplo. O ‘anunciante’, se identificado, pode pagar uma multa que ultrapassa os R$ 340. Organização urbana e combate ao exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis estão entre os objetivos da parceria.

A organização urbana está sendo feita desde junho e várias placas já foram retiradas desses espaços. A quantidade não foi divulgada, mas, mesmo com a operação, não é difícil encontrar esse tipo de ‘publicidade’ em São Gonçalo. Na Rua Dr. Alberto Torres, no Vila Lage, e nas ruas José Augusto Pereira dos Santos e Oliveira Botelho, em Neves, muitos papéis são colados com esse tipo de anúncio em postes.

Segundo o Creci-RJ essa é uma situação que denigre o mercado imobiliário, devido à atuação dos ilegais, e a sociedade, prejudicada pela poluição visual nas ruas da cidade. Foram identificadas pessoas físicas e jurídicas que estariam atuando na ilegalidade, e empreendimentos comercializados sem registro de incorporação imobiliária, através das placas e faixas espalhadas pela cidade. Ações conjuntas se tornarão cada vez mais comuns entre o Creci-RJ e outros órgãos públicos para garantir sempre que a sociedade não seja prejudicada.

A Subsecretaria de Fiscalização de Posturas de São Gonçalo informou que os materiais apreendidos, cujo valor não pode ser apreciado, são encaminhados para a empresa que presta serviço de limpeza urbana com intuito de dar o destino devido. Quando é possível a identificação do anunciante, um auto de infração municipal é lavrado. O valor é de 10 Ufisg, ou R$ 344,20. As equipes estão atuando, em especial, nas principais vias da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =