Aberta licitação de estudo para recuperação do calçadão de Piratininga

Anderson Carvalho –

A Prefeitura de Niterói abriu licitação para contratação de empresa que vai elaborar os estudos para recuperação do calçadão da Praia de Piratininga, na Região Oceânica. A concorrência foi publicada no Diário Oficial do último sábado. A empresa vencedora vai avaliar a dinâmica e executar a modelagem da praia, elencando todas as possíveis alternativas para recuperação e estabilidade da estrutura. Os estudos estão previstos para começar em outubro, após a licitação no dia 20 de setembro, e devem ser concluídos em nove meses, a contar de sua ordem de início.

O objetivo do estudo é encontrar uma solução definitiva para o calçadão de Piratininga, que tem um histórico de destruição pela ação do mar. Todas as alternativas capazes de recuperar o calçadão serão consideradas e, a partir da ação escolhida, será elaborado um Projeto Básico de Engenharia para o local. O investimento nos estudos e no projeto básico será de aproximadamente R$ 1.100.000.

Em junho de 2011 o calçadão foi atingido por outra forte ressaca e ficou parcialmente destruído, na frente do Quiosque do Bambuzal número 3. Em abril de 2016 outra ação natural destruiu ainda mais o local, quebrou dois quiosques e cerca de 150 metros de calçadão cederam e os espaços foram interditados pela Defesa Civil.

Em novembro passado, a prefeitura iniciou um estudo de modelagem da orla para revitalizar o calçadão, visando entender a dinâmica de correntes e ondas, topografia e o ecossistema, além de programar também uma simulação dos impactos na orla de Piratininga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 11 =