Abandono na Faetec pode adiar início das aulas

O que esperar de uma escola tomada pelo abandono? Essa é a pergunta que pais e alunos da Escola Técnica Estadual Henrique Lage, no Barreto, se fazem diariamente. A escola que é vista como sendo uma referência na região, é administrada pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), mas o que se vê no local é justamente uma falta de administração, já que o mato alto toma conta de todo o pátio e também da área de lazer da instituição. O campo de futebol desaparece em meio ao matagal, o espaço onde seria construída uma área de convivência para os alunos está sujo e abandonado.

Na próxima terça-feira está programada uma manifestação de pais, professores, alunos e funcionários em frente à escola. De acordo com estudantes, a escola já vem lutando com o abandono do governo estadual desde o ano passado, quando os professores e funcionários concursados começaram a sofrer com atrasos nos vencimentos e o não pagamento do 13º salário, além disso, segundo alunos de diversos cursos ouvidos pela reportagem de A TRIBUNA, os funcionários terceirizados não estão recebendo seus salários e resolveram cruzar os braços.
“É uma vergonha o que está acontecendo com a nossa escola. Professores, funcionários terceirizados não recebem e é a gente que corre o risco de não conseguir voltar às salas de aula no próximo dia 20”, desabafa um aluno que não quis se identificar.

Em nota, a Faetec informou que devido à grave crise que assola o estado, a única empresa terceirizada que presta serviços para a Fundação encontra-se inadimplente, deixando de cumprir as obrigações contratuais, não pagando os salários dos seus funcionários. A fundação pretende inciar um processo licitatório para contratar novas empresas e regularizar os serviços em todas as unidades da rede. Quanto às aulas, o retorno está mantido para 20 de fevereiro, quando os 2.271 alunos matriculados poderão voltar às salas de aula e iniciar o ano letivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =