A tragicomédia digital De Bar em Bar estreia no YouTube

No dia 14 de março, domingo, às 20h, estreia no YouTube a tragicomédia histórico-digital De Bar em Bar, com texto de Rogério Corrêa (Player Playwrights/Londres). O espetáculo foi concebido para a narrativa online e tem direção de Isaac Bernat. A peça online conta com a direção de imagem do designer, videomaker e artista gráfico Thiago Sacramento, a direção de arte de Doris Rollemberg e com a direção musical de Charles Kahn.

Serão quatro apresentações realizadas nos dias 14, 15, 21 e 22 de março, sempre no mesmo horário (20h). O elenco é composto por Letícia Isnard, Léo Wainer, Ângela Rebello e Thadeu Matos. A nova obra foi realizada devido ao patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio do Edital da Lei Aldir Blanc RJ/Retomada Cultural. A inspiração, segundo o autor, foi a peça Kennedy’s Children, de Robert Patrick, que por sua vez inspirou Os Órfãos de Jânio, de Millôr Fernandes. De Bar em Bar é uma ‘tragicomédia histórico-digital’ sobre o passado recente do Brasil. De quatro locais diferentes, quatro personagens revivem, por meio de diálogos fragmentados, o fim do regime militar no Brasil e o começo da Nova República.

“Eu quis falar desta época porque achei que existiam muitos paralelos com o momento atual. Ao relembrar o passado, na verdade, estamos falando do presente. Eu estava na universidade na época das Diretas Já, eu vivi aquele tempo,” comenta Rogério Corrêa sobre a escolha de abordar este período histórico.

Cada apresentação tem duração de 40 minutos e tradução em Libras. Nos dias 14 e 21, logo após o espetáculo, haverá um bate-papo com convidados: no dia 14 (domingo), o autor da peça Rogério Corrêa conversa com o professor, ator, comediante, youtubere drag queen Guilherme Terreri/Rita Von Hunty; e no dia 21 (domingo), o diretor de imagens da peça Thiago Sacramento conversa com a multipremiada realizadora e dramaturga Marcia Zanelatto.

O projeto oferece ao público três oficinas online e gratuitas de dramaturgia com o autor Rogério Corrêa. Nos dias 16, 19 e 24 de março, às 17h, pelo app Zoom, ele vai explorar algumas alternativas de subversão da estrutura narrativa dramática clássica. Cada aula terá cerca de 90 minutos, com uma parte gravada (ilustrada por clips de filmes) e outra ao vivo em que o autor responderá as dúvidas dos alunos via chat. Os alunos devem se inscrever por e-mail  debarembarteatroonline@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 3 =