23 pessoas denunciadas pelo MP na Operação Cadeia Alimentar

O Ministério Público do Rio (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Sonegação Fiscal e aos Ilícitos Contra a Ordem Tributária (GAESF) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), realiza, nesta quarta-feira (17/07), a segunda fase da Operação Cadeia Alimentar, cujo objetivo é prender integrantes de organização criminosa responsável por fraudar valores do ICMS devidos no Rio. Ao todo, o MP denunciou 23 pessoas.
Segundo o MPRJ, os denunciados constituíram 11 empresas no setor alimentício que, na verdade, fazem parte de um único grupo empresarial, o Golden Foods. Em comum acordo, praticaram crimes de falsidade ideológica e contra a ordem tributária, por meio dos quais sonegaram, em valores atualizados, R$ 305.615.417,91 de ICMS. À Justiça, o MPRJ requer a condenação dos denunciados às penas pelos crimes praticados e ao pagamento de valor mínimo não inferior ao tributo sonegado para reparação do prejuízo causado ao erário fluminense.
Segundo a força-tarefa do Ministério Público e da Secretaria de Fazenda do RJ, o esquema envolveu a Golden Foods, um grupo fornecedor de alimentos que atua em todo o Brasil. O MP afirma que os cinco denunciados sonegaram o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apoiados em uma rede de dezenas de empresas laranjas.
A denúncia aponta que o grupo fez operações fictícias entre empresas do grupo para gerar crédito de ICMS. Principais alvos da Operação: Luiz Felipe da Conceição Rodrigues, preso; apontado como o contador do esquema; Gilberto Sebastião Monteiro, ainda não encontrado, empresário da Golden Foods, é o chefe da organização, afirma o MP; Maria Eliza Mendonça Monteiro, ainda não encontrada, mulher de Gilberto; Thiago Mendonça Monteiro, preso, filho de Gilberto e Maria Eliza; Lidiane Mendonça Monteiro Catramby, presa, filha de Gilberto e Maria Eliza. Ao todo, o MP denunciou 23 pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 8 =