2 milhões de doses da vacina de Oxford já chegaram ao país

O avião trazendo 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegou ao país, na manhã de hoje. A aeronave, que veio da Índia, pousou no Aeroporto de Guarulhos e, após passar por trâmites alfandegários, seguir para o Rio, onde chegou ao Aeroporto Tim Jobim por volta das 11 horas. Após inspeção, as doses serão entregues à Fiocruz. Também são esperadas para esta semana mais 423 mil doses da CoronaVac, além de insumos para produção de outras 2 milhões de doses da vacina de Oxford, que devem chegar no sábado (27).

Após serem entregues na Fiocruz, as vacinas vão passar por um processo de conferência de temperatura e integridade da carga, e serão etiquetadas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. O processo acontecerá ao longo do dia e a previsão é de que as doses estejam prontas para aplicação na madrugada de quarta-feira (24).

No sábado, há a previsão de entrega de mais dois lotes do IFA (ingrediente farmacêutico ativo), e a expectativa é que a Fiocruz tenha condições de produzir mais 2 milhões de doses. Na segunda-feira (22), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) distribuiu 173.500 vacinas para 88 municípios, que estavam em estoque, reservadas para a segunda dose dos imunizantes. O governo também entregou um lote pequeno, de 20 mil vacinas, de uma reserva técnica para a aplicação da primeira dose.

Em várias capitais a vacinação foi interrompida por falta de doses. No Rio, a vacinação da primeira dose também foi suspensa, na semana passada, em Niterói, São Gonçalo, São João de Meriti, Duque de Caxias e Guapimirim. Até a tarde de segunda-feira, 427.482 pessoas haviam sido imunizadas com a primeira dose em todo estado, o que corresponde a 3% da população com mais de 18 anos que deve ser vacinada, e 80.876 pessoas tomaram a segunda doses da vacina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 10 =