Niterói poderá ganhar delegacia especial para idosos

Wellington Serrano –

A divulgação de dados oficiais de violência contra idosos em 2017, quando mais de 70% dos agressores são familiares, sendo mais de 51% são filhos, foram apresentados na manhã de ontem (28) durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Niterói. E é neste cenário de preocupação que a Secretaria do Idoso fez a solicitação ao chefe da Polícia Civil e ao governo estadual de uma delegacia especializada para Niterói. O objetivo é inibir casos de violência contra os idosos.

Segundo o secretário Beto Saad, a criação de uma delegacia especializada poderá beneficiar os idosos principalmente pela agilidade no atendimento.

“Temos que ter policiais para criar uma delegacia especializada contra os maus tratos aos idosos, uma prática criminosa que aumentou em nossa cidade. Não podemos desmerecer a questão abordada”, realçou Saad.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Niterói conta hoje com cerca de 85 mil idosos, o equivalente a 17% da população. A expectativa é que esse número chegue a 25% em 20 anos. De acordo com o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Leandro Santiago, Niterói precisa se preparar para a tendência de envelhecimento da população.

“O Estatuto do Idoso precisa ser cumprido na íntegra, a lei deve ser respeitada. O idoso anseia por melhorias em lazer, saúde, educação e acessibilidade”, afirmou.

Câmara avalia criação

Um Projeto de Lei do deputado federal Heuler Cruvinel (PSD-GO), estabelece a criação das delegacias especializadas em crimes contra os Idosos. Elas seriam obrigatórias em municípios com mais de 100 mil habitantes. A proposta segue em análise pela Comissão de Segurança Pública, e ainda precisa passar pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. Se for aprovada, municípios que não criarem delegacias especializadas no atendimento aos idosos em dois anos a partir da entrada em vigor da lei não receberão os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =