Tour do Pica Pau no Reserva Cultural em Niterói

Ainda em comemoração ao Dia das Crianças, no próximo dia 14 às 12h30min, o personagem Pica-Pau fará um tour no Reserva Cultural, em São Domingos. O querido personagem chegará em Niterói para fazer a alegria da criançada para muita brincadeira, diversão e fotos. Além da presença do brincalhão na cidade sorriso o filme Pica-Pau O Filme continua nas telonas do Reserva com exibição às 13h, 14h40min e 16h20min.

O travesso Pica-Pau está metido em mais uma de suas divertidas brigas por território, e dessa vez os inimigos são o vigarista Lance Walters (Timothy Omundson) e sua namorada Brittany (Thaila Ayala). Eles estão determinados a construir a sua grande casa dos sonhos mas, para isso, precisam derrubar a casa do Pica-Pau, que promete não deixar barato.

O estúdio foi fundado originalmente com o nome Universal Studio Cartoons, na iniciativa de Carl Laemmle, o então chefe da Universal Pictures, que estava cansado da contínua política da companhia em relação à contratação de estúdios de animação externos. Walter Lantz, que já havia sido motorista particular de Laemmle e um veterano no John R. Bray Studios, com uma experiência notável em todos os elementos da produção de desenhos animados, foi selecionado para administrar o departamento. O primeiro curta-metragem produzido pelo estúdio foi Race Riot, (um desenho do Coelho Osvaldo), que estreou nos cinemas dos Estados Unidos em 2 de setembro de 1929.

Em 1935, o estúdio ficou independente da Universal, e tornou-se o Walter Lantz Productions sob controle direto de Walter Lantz, e em 1940, Lantz conseguiu ganhar os direitos autorais dos seus personagens. Em 1939, o personagem Andy Panda fez sua primeira aparição no desenho Life Begins for Andy Panda, e o Pica-Pau, o mais famoso personagem criado por Lantz, fez sua primeira aparição em 1940, no desenho Knock Knock. Os curta-metragens de Lantz foram distribuídos pela Universal até 1947, mudando para a United Artists de 1948 a 1949. Devido a dificuldades financeiras, Lantz teve que fechar seu estúdio temporariamente de 1949 a 1950, e ao reabri-lo em 1951, os desenhos voltaram a ser distribuídos pela Universal. Outro personagem marcante foi o Picolino, cuja primeira aparição foi no desenho Chilly Willy de 1953.

Ao longo dos anos, o estúdio manteve uma reputação de uma casa de animação de qualidade média. Os desenhos animados de Lantz (chamados nos Estados Unidos de “Cartunes”) eram considerados superiores aos do Famous Studios e Terrytoons, mas nunca ganharam a aclamação artística da Disney, Warner Bros., MGM ou UPA. Entretanto, o estúdio beneficiou-se ganhando profissionais talentosos de outros estúdios, que estavam cansados do gerenciamento de lá e normalmente viam o estúdio de Lantz como um ambiente de trabalho mais agradável. Tex Avery foi apenas um dos muitos talentos que passaram pelo estúdio de Walter Lantz.

A venda na bilheteria acontece somente no dia da exibição. A programação completa e diária estará disponível no site do Reserva. O evento é uma realização do Festival do Rio em parceria com o Reserva Cultural e apoio da FAN e Secretaria de Cultura de Niterói. O Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880 em São Domingos e abre os portões a partir das 11h30min.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *