Secretário afirma que licitação das barcas está próxima de sair

O secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, garantiu que nas próximas semanas lançará o edital de concessão das barcas. A promessa é de que a mudança na concessionária que opera o modal garanta novos investimentos para o setor. As informações foram apresentadas durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

O secretário assegurou que o serviço não sofrerá qualquer interrupção durante o processo licitatório. “A atual empresa continuará operando as barcas até o fim do processo. O novo contrato permite ampliar a utilização das baías de Guanabara e da Ilha Grande para amenizar o problema da mobilidade urbana, com a possibilidade de criação de novas linhas”, esclareceu.

Novas estações
No entanto, Vieira informou que a implementação de novas estações só ocorrerá depois que a nova concessionária estudar a viabilidade dos trajetos. Por isso, ainda é incerta a criação de linhas almejadas pela população, como as que ligariam Duque de Caxias e São Gonçalo ao terminal da Praça XV, na capital.

“O transporte aquaviário vem apresentando queda no número de passageiros. Em 2016, 110 mil pessoas eram atendidas diariamente. Hoje, são apenas 68 mil. Será preciso avaliar a rentabilidade das novas linhas, levando em conta os gastos com combustível e as obras de dragagem”, afirmou o secretário.

O deputado Zito (PP), ex-prefeito de Caxias, lamentou a dificuldade para a construção de um terminal aquaviário no município. “Segundo a explicação da secretaria, a linha Caxias–Praça XV é improvável devido ao tempo de viagem que superaria duas horas, o que encareceria a tarifa”, explicou o parlamentar, que presidiu a audiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *