Quase 6 mil pessoas são imunizadas contra a gripe

Segue até o dia 26 de maio a campanha de vacinação contra a gripe. A Secretaria de Saúde de Macaé já imunizou, nesta primeira semana, 5.969 pessoas. A meta é vacinar aproximadamente 49 mil macaenses que fazem parte do grupo prioritário formado por idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), jovens e adolescentes em medidas socioeducativas.

A gerente de Imunização, Luciana Santos, lembra que o dia D da campanha acontece no sábado, 13 de maio, quando os postos ficarão abertos de 8h às 17h. “É importante que a população alvo, procure o quanto antes uma das 35 unidades de saúde para receber a vacina e ficar protegido”,frisou.

Grávida da primeira filha, Alessandra da Conceição disse que a vacina é uma proteção para ela e sua bebê. “Este é um cuidado e carinho que vou continuar oferecendo para minha filha, principalmente depois do seu nascimento”, disse.

De acordo com o Ministério da Saúde, objetivo da campanha é reduzir as hospitalizações e a ocorrência de mortes relacionadas à influenza. Segundo estudos do órgão, a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe. Em 2016, o país registrou a maior incidência dos casos de gripe desde a pandemia iniciada em 2009. Mais de 2.200 pessoas morreram no ano passado por problemas relacionados à gripe. De janeiro a abril deste ano ocorreram 48 mortes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *