Outubro Rosa: ações sociais estimulam beleza e autoestima das mulheres

Geovanne Mendes –

As ações do Outubro Rosa, mês dedicado para conscientizar as pessoas da importância da prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero, não param e diversas programações são realizadas em todo o país. Em Niterói não é diferente, as Policlínicas Regionais do Largo da Batalha e de Itaipu estão com uma programação especial chamar a atenção das mulheres sobre a doença e as formas de prevenção. Nesta segunda (09), ainda no Largo da Batalha, a partir das 14h, a enfermeira Shirley Baptista Ferreira debate o tema “Planejamento Familiar”. No dia 21, das 8h às 12h, uma equipe da policlínica e do Programa Médico de Família local falarão sobre as comemorações do Dia Nacional do Combate a Sífilis e também prestarão orientação sobre câncer de mama. Já no dia 24, às 10h, a prevenção ao câncer de mama também é tema da palestra da médica Sandra Helena Berbert. Na ocasião, haverá um debate sobre DST/HIV.

Além de ações públicas, envolvendo a Secretaria de Saúde do município, iniciativas do setor privado também estão sendo realizadas durante o mês comemorativo. A Embelleze, que é a maior rede de franquias do mundo voltada para a formação de profissionais do setor de beleza e que foi fundada no Brasil em 1998, contando atualmente com 392 franquias espalhadas pelo país, inclusive com unidades em Niterói, São Gonçalo e Maricá, durante todo o Outubro Rosa irá realizar ações que visam a solidariedade. As unidades oferecerão, durante todo o mês, cortes gratuitos para mulheres que tenham interesse em doar seu cabelo para instituições que trabalham no desenvolvimento e produção de perucas para pacientes com câncer.

Outra ação desenvolvida é a realização de workshops especiais sobre como trabalhar com lenços na produção de looks e aulas de automaquiagem que ajudem a valorizar a mulher, reduzindo a aparência de cansaço e outros sinais deixados pelo tratamento do tumor.
“Queremos despertar a solidariedade das pessoas para ajudar outras mulheres na busca de autoestima e conforto. Embora façamos essa arrecadação o ano todo, queremos estimular a participação especial neste mês por causa do Outubro Rosa”, explica a analista de produtos do Instituto Embelleze, Bruna Peresin.

Hospital do Câncer
O Hospital Fundação do Câncer, no Rio, oferecerá 60 mamografias gratuitas a mulheres acima de 40 anos e que não possuem plano de saúde. A ação visa conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta consideravelmente as chances de cura da doença.

De acordo com o diretor da entidade, o mastologista Carlos Frederico Lima, o câncer de mama é um tumor curável em até 98% dos casos se detectado na fase inicial, reduzindo significativamente a necessidade da mastectomia (retirada dos seios), tão temida pelas mulheres.

“Somente o exame de mamografia pode mudar a curva da doença. Uma das barreiras para a detecção precoce do câncer de mama é o medo. Nosso intuito com a campanha é fazer com que as mulheres não tenham receio do exame e não demorem a procurar orientação médica”, diz.
A marcação do exame pode ser feita pelo telefone 2241-9695. Só serão realizados exames pré-agendados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *