Nova Catedral de Niterói inicia fundações este ano

Anderson Carvalho

Mesmo em ritmo lento, a Arquidiocese de Niterói toca as obras de construção da nova Catedral São João Batista, no Caminho Niemeyer, no Centro. Concluindo ainda a fase de terraplanagem no terreno, o cronograma de obras do templo prevê para este semestre o início das fundações da igreja. No segundo semestre serão colocados os blocos, vigas e a laje. O objetivo é concluir as obras e inaugurar o prédio até o final de 2019.

O projeto foi lançado em 2014 e, na ocasião, a construção foi orçada em R$ 40 milhões, a serem obtidos juntos a comunidade local, através de campanha de arrecadação e doações espontâneas. Desde então, a Arquidiocese promove shows com cantores católicos visando arrecadar recursos para a obra. Quem quiser ainda contribuir, pode encomendar junto a instituição um exemplar do livro “Novena da Transformação Pessoal”, do escritor e promotor público Sávio Bittencourt e sua esposa, Bárbara Toledo. O casal está engajado na construção do novo templo. O livro foi lançado em 8 de dezembro passado.

Outra forma de ajuda é fazer um depósito em conta corrente no Bradesco, agência 2510, conta 33333-6. No Banco do Brasil é pela agência 2907 e a conta 39401-7. No Itaú, pela agência 0059 e na conta 34081-0. Sempre em nome da Mitra Arquidiocesana de Niterói, cujo CNPJ é 30.147.995/0001-89. Também é possível doar por boleto bancário, bastando preencher formulário no site da instituição. Outra alternativa é em débito automático em conta corrente. Para isso, entre no site, faça o download, preencha e entregue o formulário na secretaria da sua paróquia ou envie para Mitra Arquidiocesana de Niterói, na Rua Gavião Peixoto, 250, Icaraí, Niterói, CEP: 24230-103. Ou ainda ligar para 3602-1700 (Arquidiocese) ou dirigir-se à secretaria de uma das paróquias da cidade.

Na mesma data do lançamento do livro foi encerrada a Rota 300, em que chegaram ao terreno as máquinas para o início das fundações que começarão a ser feitas no local. Na ocasião, a cruz foi reinstalada na área. As missas na Capela São João Paulo II, que tinham sido interrompidas em janeiro, foram retomadas no dia 1º de fevereiro.

A nova Catedral foi projetada para acolher cinco mil pessoas em seu interior. A arquitetura é composta por uma cúpula de 60 metros de diâmetro e suspensa por três arcos de 65 metros de altura. Conta também com um altar externo para celebrações, com capacidade para até 15 mil pessoas na esplanada. Terá, ainda, uma sacristia, capela do Santíssimo, espaço cultural multiuso para exposições e eventos, arquivo histórico, museu de arte sacra, ossuário e livraria com lanchonete.

Um comentário em “Nova Catedral de Niterói inicia fundações este ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *