A Tribuna RJ

Rio Nave vence a licitação para cinco navios do Promef

Publicado em: 28/04/2010

O estaleiro Rio Nave, que fica no bairro do Caju, no Rio de Janeiro, venceu a licitação para construir cinco navios de produtos do Programa de Expansão e Modernização da Frota da Transpetro (Promef). O estaleiro, que havia oferecido a melhor proposta comercial entre os concorrentes, concluiu as negociações de preço com a Transpetro. Os cinco navios licitados (três para transporte de derivados claros e dois para produtos escuros) são de 30 mil toneladas de porte bruto e constam da segunda fase do Promef.
O valor global das embarcações é de US$ 268,5 milhões. Conforme estabelecem as regras do Promef II, a construção destes navios será feita com um índice mínimo de nacionalização de 70% na utilização de mão-de-obra e na compra de equipamentos e serviços. A partir desta encomenda, serão gerados até 2,5 mil novos empregos diretos no Rio de Janeiro, berço da indústria naval no País. Outras mil vagas surgirão com as obras necessárias para a modernização do Rio Nave, que funciona em uma área do antigo Estaleiro Caneco.
O Promef revitalizou a indústria naval brasileira e já gerou 15 mil empregos diretos no País. Este número chegará a 40 mil. O programa prevê a construção de 49 navios, num total de 4 milhões de toneladas de porte bruto. Com o resultado da licitação vencida pelo Rio Nave, sobe para 46 o número de embarcações já licitadas, das quais, 33 já foram contratadas.
O primeiro navio do programa, um Suezmax com capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo, será lançado ao mar no próximo dia 07 de maio, no Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este será o primeiro navio petroleiro construído no Brasil a ser entregue ao Sistema Petrobras após 13 anos. O segundo lançamento (um navio de produtos) será em junho, desta vez no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ).
Considerando o aumento previsto na produção de petróleo e gás a partir da exploração da camada pré-sal, a Transpetro irá desenvolver novas etapas do programa, ampliando as encomendas de navios à indústria naval brasileira, a fim de atender a crescente demanda por transporte marítimo. Nesse sentido, a estatal planeja lançar o Promef III.



A Tribuna Copyright © 2008
Redação, Administração, Publicidade e Industrial: Rua Barão do Amazonas, 31, Ponta D'areia, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil Telefones: (021) 2719-1886 / 2719-1497.
Criação e Desenvolvimento: Guttdesign Comunicação e Webdesign