A Tribuna RJ

TRE ESTENDE PRAZO PARA BIOMETRIA EM NITERÓI

TRE ESTENDE PRAZO PARA BIOMETRIA EM NITERÓI Publicado em: 30/10/2013

Texto: Fernanda Moreno
Foto: Marcello Almo

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) prorrogou o prazo de encerramento do recadastramento biométrico de Niterói para o dia 14 de novembro. A data limite inicial, marcada para a próxima quinta-feira, foi estendida em função do grande número de eleitores que ainda precisa fazer o recadastramento, em torno de 79 mil pessoas. Segundo a coordenadora do recadastramento, Elba Vidal, a meta é recadastrar 80% dos eleitores niteroienses. Até o momento, 299.665 mil eleitores fizeram o recadastramento, de um total de 378.528 eleitores.
Sem saber da prorrogação do prazo, os niteroienses lotaram o Estádio Caio Martins, em Santa Rosa, na manhã de ontem. Somente neste período, cerca de 2,4 mil senhas foram distribuídas aos eleitores. O produtor teatral Ricardo Conceição, de 43 anos, ao ver a quantidade de pessoas na sua frente, desistiu de retirar o novo título. “Já deixei para os últimos dias devido a falta de disponibilidade de horários no meu trabalho e quando chego aqui há quase duas mil pessoas na minha frente. Tive que desistir, pois não daria tempo. Mas com esta notícia da prorrogação fico mais aliviado”, contou.
Além do Caio Martins, há outros três postos realizando o recadastramento: Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), Rua Visconde de Sepetiba, 987, fundos, Centro de Niterói, das 11h às 19h, de segunda a sexta-feira (com ou sem agendamento); Fórum da Região Oceânica, Estrada Caetano Monteiro, s/n, Pendotiba, das 11h às 18h, de segunda a sexta-feira (apenas com agendamento); e Centro Cultural da Justiça Eleitoral, Rua dos Mercadores, 5, Centro do Rio, das 11h às 19h (apenas com agendamento). Além disso, dois ônibus itinerantes se manterão, até o final do prazo, no Horto do Barreto, Zona Norte de Niterói, para atender eleitores de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
“São 106 guichês de atendimento que permanecerão até o dia 14, exceto no feriado de finados (2 de novembro). A única mudança é que não daremos continuidade ao posto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de resto, tudo funcionará da mesma forma”, informou a coordenadora.
Elba ainda salientou que quem não realizar o recadastramento terá o título de eleitor cancelado. O cidadão também ficará impedido de tirar passaporte e CPF, tomar posse em concurso público, obter empréstimos em bancos oficiais, receber remuneração e renovar matrícula em escolas e universidades oficiais. O recadastramento é obrigatório inclusive para os eleitores cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. Quem deseja transferir o título de eleitor para a cidade ou reside em Niterói e deseja tirar o título pela primeira vez também deve comparecer a um dos postos de atendimento.

Documentos necessários
Para fazer o recadastramento é necessário apresentar documento de identidade, comprovante de residência atual, título de eleitor e CPF, se possuir. No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos deverão levar também o comprovante de quitação militar.

Carros são rebocados
Depois de receber reclamações de moradores sobre irregularidades de motoristas que estão correndo contra o tempo para realizar recadastramento biométrico no Caio Martins, foi realizada na manhã de ontem mais uma ação envolvendo agentes de trânsito da NitTrans, com a intenção de autuar e retirar veículos que estejam atrapalhando no entorno do estádio, em Icaraí. No total, quatro veículos foram rebocados, sendo dois estacionados em cima da calçada, atrapalhando o deslocamento de pedestres, um no zebrário e outro estacionado na frente de uma garagem, impossibilitando entrada e saída de veículos. Desde a última sexta-feira, dez veículos já foram removidos por causa de infrações.
“Entendemos a necessidade de regularizar o titulo de eleitor, mas não podemos admitir que carros sejam estacionados em qualquer lugar, prejudicando o trânsito e atrapalhando pedestres que transitam no local”, alertou o capitão Ivanir Duarte, que coordena as operações.



A Tribuna Copyright © 2008
Redação, Administração, Publicidade e Industrial: Rua Professor Heitor Carrilho, 350F - Centro - Niterói - RJ - Cep: 24.030-230 Telefones: (021) 2719-1886 / 2719-1497.
Criação e Desenvolvimento: Guttdesign Comunicação e Webdesign