“Niterói em Cena” celebra Zé Celso e os 50 anos do Roda Viva

Com intensa programação gratuita, com mais de 40 montagens teatrais, a edição 2018 do Festival “Niterói em Cena” será realizada até 16 de setembro, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói. Zé Celso, um dos maiores personagens do teatro brasileiro segue, aos 81 anos, em plena atividade, ebulição criativa e sintonia com os acontecimentos sociais, políticos e culturais no Brasil e no mundo.

A organização do “Niterói em Cena” adianta que o encontro promete surpresas e momentos emocionantes. “Artistas que participaram da montagem original de Roda Viva, entre outros que têm relação estreita com a história do Zé e o Teatro Oficina, vão estar presentes na abertura”, revela Fábio Fortes, diretor do Festival. 
 
O Festival “Niterói em Cena” prevê três mostras: a Mostra Competitiva de Cenas Curtas (com peças de até quinze minutos de todo o Brasil), a Mostra de Espetáculos (com peças de palco e teatro de rua) e a Mostra Niterói de Cenas Curtas (com peças curtas de artistas da cidade), além de oficinas, debates e rodas de conversa. O evento terá ainda uma oficina especial com o diretor e teatrólogo Amir Haddad e show do grupo Mulheres de Chico, cantando músicas do espetáculo Roda Viva. 
 
Roda Viva – Com texto de Chico Buarque de Hollanda e encenado por Zé Celso no marcante ano de 1968, “Roda Viva” entrou para a história do teatro brasileiro e, neste turbulento ano de 2018, 50 anos depois, segue bem atual. A primeira montagem foi interrompida por grupos paramilitares, em um hostil ambiente de endurecimento e perseguição aos artistas e intelectuais, durante a Ditadura Militar. O Brasil de 2018 segue enfrentando o crescimento da intolerância, de ataques à liberdade de expressão e de comportamento, e violações de direitos políticos. Artistas sempre contemporâneos do tempo presente, Chico Buarque autorizou Zé Celso e o Teat(r)o Oficina a encenarem novamente o espetáculo. 
 
SERVIÇO:
Festival Niterói em Cena
Abertura terá homenagem a Zé Celso e aos 50 anos do espetáculo “Roda Viva”
Temporada: Até 16 de setembro
Horários dos espetáculos: sempre às 20h
Programação completa no site: www.niteroiemcena.com.br
 
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Coelho Neto, s/n.
Telefone: (21) 2613-2613
ENTRADA GRATUITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *