Musical retrata realidade no Teatro Municipal de Niterói

O Coletivo Bichos de Teatro faz curta temporada, nos dias 13, 14, 19,20 e 21 de outubro, com a peça “Onde Estão os Miseráves”, no Teatro Municipal de Niterói. O espetáculo é uma Releitura do musical “Os miseráveis” com um olhar impactado pela dura realidade do nosso tempo. Acompanha a jornada de pessoas comuns para sobreviver, apesar de todas as dificuldades e injustiças sociais.

A peça se baseia em “Os miseráveis”, o musical em cartaz há mais tempo no mundo, traduzido para 22 línguas e assistido por mais de 65 milhões de pessoas.

Essa versão apresenta uma dramaturgia inédita, que utiliza as premissas do clássico de Victor Hugo para lançar um olhar sobre a nossa sociedade e a miséria humana. O projeto conta com uma equipe de artistas renomados na criação do espetáculo como Andréa Terra – que vem amealhando prêmios tanto como dramaturga quanto como diretora – e Alessandra Quintes na preparação vocal.

A história acompanha os nossos conhecidos personagens – Jean Valjan e seu perseguidor, Javert, a sofrida Fantine, entre outros – com suas jornadas inseridas em um recorte contemporâneo. O processo foi conduzido com dramaturgia aberta, sendo construída com a colaboração do elenco que sinalizou quais questões sociais considerava relevantes. Desigualdade de gênero, preconceito estrutural, o sistema prisional brasileiro, conflitos de classe, regime de trabalho semelhante à escravidão, escola sem partido, são temas – prementes – presentes na nossa releitura.

O musical é integralmente executado ao vivo. Contando com um pianista experiente e atores-cantores capacitados para o segmento de teatro musical, a encenação em formato leitura-dramatizada teve excelente recepção nos espaços nos quais se apresentou no ano de 2017.

O Coletivo Bichos de Teatro é um centro de pesquisa em artes cênicas, uma sociedade artística – formada por atores, produtores e pesquisadores – que prima por fomentar a cultura e desenvolver ações sustentáveis em arte, atuando há 04 anos, com sede no município de Niterói. O coletivo é composto por artistas envolvidos em causas sociais e debatedores de questões urgentes à nossa sociedade: direitos civis, questões relativas a gênero, discriminações a todos os tipos de minorias, a militância negra, a violência contra a mulher e outros.

O teatro acontece no “entre-lugar” situado entre o ator e o “espect-ator”, tendo em si a potência da transformação – pessoal e social. Acreditamos que em uma sociedade de humanidades isoladas por relações virtuais e distanciadas, o teatro se instaurará como o lugar onde realmente vai se operar a revolução, o lugar do “ao vivo” por excelência, espaço para vozes distintas, singulares, perigosas, subversivas e potentes, instauradoras de outros mundos, problematizadoras do que seja o humano, do que seja o eu. E insistimos em fazer parte dessa revolução.

Estas diretrizes que ousam na forma e no conteúdo atraem para os trabalhos do COLETIVO um público que busca um teatro inventivo e não alinhado com a estética do entretenimento pelo entretenimento. Esse é o teatro no qual acreditamos.
Na sexta o espetáculo será apresentado às 20h e aos sábados e domingos às 19h, a duração é de 80 minutos e a classificação indicativa é 16 anos. Os ingressos custam R$ 40.

O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua Quinze de Novembro, 35 no Centro. Mais informações pelo telefone (21) 2620-1624.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *