Mostra Universitária de Dança é a atração no Centro de Artes UFF

No dia 6 de dezembro, das 15 às 22h, a Mostra Universitária de Dança (MUD), organizada pelo Curso de Produção Cultural da UFF, apresenta uma série de eventos no Centro de Artes UFF. Com o propósito de incentivar e difundir a produção de dança, dentro e fora do espaço acadêmico, a programação contará com apresentações artísticas com convidados e coletivos selecionados por uma chamada pública, destinada a projetos de grupos ou de artistas que desenvolvam trabalhos dentro do ambiente universitário, inseridos ou não na grade curricular. Haverá também outras atividades como oficinas de dança e rodas de conversa, voltadas para dança, produção cultural e produção universitária.

A MUD é um projeto da disciplina “Dança e Produção Cultural”, do curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense, ministrada pelo professor Luiz Carlos Mendonça, em parceira com o Centro de Artes UFF. Acreditando na importância da troca de experiências entre os dançarinos, para o crescimento das atividades artístico-culturais para dança, a Mostra não tem caráter competitivo. Ao contrário, o projeto, promovendo o encontro dos artistas, tem como principais objetivos evidenciar, fomentar e fortalecer a rede de grupos, companhias, coletivos e performers na cidade de Niterói (RJ).

FEIRA NO DOMINGO
Com a proposta da sustentabilidade e consumo consciente, a feira Abarca reúne mais de 20 expositores das 11h às 18h, nesse domingo. Sendo no mesmo dia em que se realiza a Parada LGBT de Niterói, o coletivo TransParente vai apresentar alguns esquetes que fazem refletir sobre sexualidade e identidade de gênero. Depois de uma primeira edição muito bem sucedida, em setembro, o Centro de Artes da UFF traz de volta a Abarca- a Feira dos sonhos possíveis, com expositores e realizadores reunidos no teatro, jardim e varanda do Campus da Reitoria, em Icaraí.
Com o objetivo de encontrar e mostrar caminhos possíveis para uma nova relação de consumo com a vida, reúne propostas de música, alimentação, arte, moda, programação infantil, autoconhecimento, artesanato, literatura e educação.

Assim, a feira terá artigos de alimentação, cosméticos, brinquedos infantis, música e artes em geral, que também serão temas das atrações. Na programação, a tarde começa com atividades de meditação e yoga, voltada a todas as idades. Haverá uma aula especial de yoga para crianças, que desenvolve a inteligência emocional usando métodos lúdicos para atrair a atenção dos pequenos, como contação de histórias e jogo. Além disso, duas práticas de meditação serão voltadas principalmente ao público adulto: uma com técnicas para acalmar mente e corpo da correria do dia a dia e outra com foco específico no Anahata Chakra, a sede do coração.

Outra atividade de caráter lúdico é a oficina de tintas com pigmentos naturais. Num espaço de diversão e experimentação para todas as idades, Tathiane Peixoto e Mayara Ferreira ministram a oficina utilizando pigmentos de origem vegetal, como a cúrcuma e o urucum, apresentando técnicas para exercitar toda a criatividade.

Trazendo um tema da atualidade para reflexão no mesmo dia em que se realiza a 13ª Parada do Orgulho LGBT de Niterói, o Coletivo TransParente apresentará algumas de suas esquetes para refletir sobre sexualidade e identidade de gênero, visando maior aceitação na sociedade contemporânea e a promoção de cidadania plena. Fechando a tarde ao som de voz e violão, os músicos Lucas Araújo, Lucas Félix e Iolme Lugon se apresentam na varanda, em uma edição especial do projeto Música Livre.
O Centro de Artes UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9 em Icaraí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *