Imagem Principal
Imagem
Termina nesta terça (30) o prazo para a realização do exame toxicológico
Obrigatoriedade é para os condutores das categorias C, D e E
Termina nesta terça (30) o prazo para a realização do exame toxicológico
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 29 de abril de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Marcelo Camargo

Os condutores com habilitação C, D e E têm até esta terça-feira (30) para realizar o exame toxicológico. Segundo o Detran-RJ, o prazo é para quem tiver a Carteira Nacional de Habilitação com validade terminando entre janeiro e junho.

Já para os condutores com CNH com vencimento entre julho e dezembro, o prazo para realizar o toxicológico é 31 de maio. O Detran ressalta que nem todo condutor está com o toxicológico vencido.

Ele deve ser realizado a cada 2 anos e 6 meses, contados a partir da emissão ou renovação da CNH nas categorias C, D ou E. Quem realizou o exame dentro deste prazo está em dia.

De acordo com a Agência Brasil, desde março de 2016, o Código de Trânsito Brasileiro determina que os condutores das categorias C, D e E deverão comprovar resultado negativo em exame toxicológico para a obtenção e a renovação da habilitação. A obrigação vale também na pré-admissão e demissão de motoristas profissionais.

O objetivo é identificar o consumo de drogas, o que pode interferir na capacidade psicomotora dos condutores e, assim, aumentar o risco na direção de veículos pesados para a ocorrência de acidentes de trânsito.

Caso esses motoristas não façam o teste até esta terça-feira (30), podem ser multados diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Detrans estaduais e do Distrito Federal a partir de 1º de maio, conforme sanções previstas no artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A não realização do exame no período estabelecido é considerada infração gravíssima, sujeita a uma multa automática de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

Relacionadas