Imagem Principal
Imagem
PAINEL
Painel: 4 de maio de 2024
PAINEL
Painel: 4 de maio de 2024
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 04 de maio de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

Jordy garante que será candidato

Analisando comentário desta coluna, o deputado federal Carlos Jordy assegurou não haver pretensão nem mesmo nenhum impedimento à sua candidatura à Prefeitura de Niterói. Sobre o registro da presença da Polícia Federal em sua residência, amplamente divulgada, disse ter havido um erro admitido pela própria instituição.

Oficialmente, a campanha eleitoral ainda não foi iniciada, embora as empresas de pesquisas já estejam trabalhando com a hipótese de uma disputa entre apenas quatro pré-candidaturas.

A sua reação à notícia ocorreu quando estava vindo a lume uma pesquisa contratada ao grupo Gerp, que ouviu 1.250 pessoas, com um terço dos entrevistados dizendo não saber em quem votará ou rejeitando todos os nomes alinhados pelos pesquisadores.

MULHERES QUE CUIDAM

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Alerj, realizou, na última terça (30) audiência pública para debater a Economia do Cuidado e propor políticas públicas para mulheres que realizam trabalho não remunerado se dedicando à sobrevivência, ao bem-estar e à educação de pessoas. Diversos encaminhamentos foram feitos, como a indicação da regulamentação do trabalho de cuidado ao Governo Federal e a solicitação da disponibilidade de um orçamento pela Secretaria Estadual da Mulher para criação de políticas públicas voltadas ao setor. Durante a reunião foram apresentados diversos dados sobre a temática. Segundo o IBGE, as mulheres dedicam quase o dobro de horas a mais que os homens na divisão do trabalho doméstico e de cuidado, tendo um acréscimo de mais de 11 horas na carga horária. De acordo com a ONU, as atividades de cuidado não remuneradas são consideradas um fator que influência diretamente a situação de desigualdade enfrentada por meninas e mulheres, e ainda segundo a entidade esse trabalho, apesar de vital, não é enxergado pela economia e pelo Estado.

FROTA DE CARROS

O governo não vem manifestando nenhuma preocupação com o desejo popular de restabelecer a importância do transporte ferroviário, especialmente para cargas e para o turismo. 

Apesar dos avanços das motos, bicicletas e até da operação crescente de aplicativos como os da Urbe e do 99, tem crescido o licenciamento de automóveis. 

Os automóveis individuais continuam liderando 164,3 mil dos 221.813 licenciamentos concedidos e a eles se somam 43, 7 mil carros leves. 

A frota de caminhões, que representa grande problema nas estradas e nas ruas, foi acrescida com 10.553 unidades, enquanto a de ônibus - com permanente substituição - foi limitada ao crescimento de apenas 2.102 unidades.

TRANSPORTE FERROVIÁRIO

O sistema ferroviário é amplamente utilizado na Europa com destaque para as linhas de Paris a Londres, passando pelo Canal da Mancha ou em direção ao Mar Mediterrâneo. 

O Brasil, de longas distâncias, inverteu o modelo optando pelo todoviarismo com extinção de valiosas companhias ferroviárias, como a Central do Brasil e a Bahia e Minas 

So não mexeram com o transporte de minérios, entre Minas e os Portos de Vitória e Santos.

Poucos atentam para o fato de que 20% do total de cargas brasileiras valem-se de ferrovias.

Existem 1.600 km de linhas pelas quais rodam mais de 18 mil vagões puxados por cerca de 800 locomotivas.

Um comboio ferroviário com minério de ferro chega a contar com mais de 150 vagões, evitando tráfego pesado e cheio de riscos de mais de 300 caminhões. 

A Via Dutra, por exemplo, quase diariamente sofre interdições curtas ou prolongadas com caminhões, especialmente na Serra das Araras, no sul fluminense.
Caminhões tombam e trens não descarrilham.

A Prefeitura de Niterói baixou uma nova legislação, visando preservar as fachadas de imóveis considerados de interesse de preservação histórica ou arquitetônica.

Antes da vigência da nova lei, este casarão na esquina das ruas José Bonifácio e General Osório ganhou imponência com as suas cores fortes.
Segundo o mestre Albuquerque, que criou o Círculo Monárquico de Niterói, ali existia outro casarão demolido para não guardar a memória da Realeza logo após a Proclamação da República. Ele se situa no número dois da rua que tem o nome de José Bonifácio, morador na mesma rua.

TRANSFOBIA

O deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil) deve cumprir pena de um ano a quatro meses, em serviços comunitários, à população em situação de rua, além de pagar indenização de 70 salários mínimos. Estas foram as penas imposta pelo TRE ao parlamentar, que o condenou, na última quinta (2), por violência política de gênero contra a vereadora de Niterói, Benny Briolly (PSOL).

FEIRA INCLUSIVA

No domingo (5), das 8 h às 13 h, tem a tradicional Feira Popular do Rio do Ouro, que acontece todo primeiro domingo de cada mês, na Rua da Feira, em São Gonçalo. O evento proporciona a divulgação do trabalho de mulheres e homens empreendedores locais, que vendem artesanato, gastronomia, alimentos, roupas, acessórios e muito mais. Na ocasião, estará presente também a Casa Atípica, grupo formado por mães empreendedoras de filhos autistas, expondo produtos como meio de manter a autonomia financeira.


98 ANOS

O Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, completa 98 anos no dia 6 de maio e oferece um presente para a população nesta data. Uma apresentação gratuita do coral Madrigal Cruz Lopes será realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, a partir das 18h, e o espetáculo faz parte do projeto Música no Museu, maior série de composições clássicas do Brasil.

RIO AJUDA RIO GRANDE DO SUL

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou, até o momento, em seu primeiro dia de atuação no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (3), mais de 20 resgates a gaúchos e a um cachorro que estavam ilhados e que foram vítimas de deslizamentos de terra causados pela chuva que atinge a região Sul do país. Os esforços foram empenhados em localidades isoladas, de difícil acesso, em Lajeado e Bento Gonçalves. 
 

Relacionadas