Imagem Principal
Imagem
PAINEL
PAINEL: 25 de abril de 2024
PAINEL
PAINEL: 25 de abril de 2024
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 25 de abril de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

OPOSITORES A PAES NÃO PERDEM MANDATOS

O favoritismo de Eduardo Paes em sua pretensão de se manter na Prefeitura, pelo menos por mais dois anos, está sendo confirmado pela cautela dos componentes dos demais partidos que se farão presentes na campanha prefeitura deste ano.

Todos nomes ventilados como candidatos vão para o sacrifício de uma derrota nesta disputa: são portadores de mandatos sem terem nada a perder, pois permanecerão no exercício de suas atividades, a grande maioria como deputados por mais dois anos. Estão excluídos deste privilégio apenas os eternos candidatos do PSTU e da UP, Cyro Garcia e Juliete Pantoja, ou o estreante Pedro Dua, do partido Novo.

Os atuais detentores de mandatos parlamentares são os deputados abaixo:

*Alexandre Ramagem, do PL, que é também delegado da Polícia Federal e foi diretor da ABIN

*Dani Bali, do PC do B, que se declara como "a única transexual"

* Martha Rocha, do PDT, delegada que admite a possibilidade de ser vice na chapa do candidato do PSD.

*Marcelo Queiroz, do PP.

*Otoni de Paula, pastor, integrante do MDB.

*Tarcísio Motta, professor, que disputou o governo do Estado pelo PSOL.

Também é aventada a candidatura do general Braga Neto, da ala bolsonarista, que tem uma declaração de inelegibilidade em julgamento final pelo TSE.

Ir para a disputa este ano é um trabalho de campanha com vistas a consolidação de bases visando a reeleição parlamentar em 2026.

QUAL OPOSIÇÃO TALÍRIA SEGUIRÁ NA CAMPANHA

Mesmo faltando apenas cinco meses e mais uma semana para o eleitorado  que vai votar na disputa pela Prefeitura de Niterói, a pré candidata do PSOL, a deputada Talíria Petroni, anda não expressou para o público o seu ideário de ação para a campanha e o eventual exercício do mandato  executivo que aspira.

Sabe-se que a sua apresentação será de uma candidatura de oposição, o que implicará na tentativa de desmontar as imagens de bons administradores que projetam o atual Prefeito Axel Grael e o seu antecessor, Rodrigo Neves, que foi prefeito por oito anos e se empenhou  em combater o longo reinado de Jorge Roberto Silveira, hoje aposentado.

O seu partido já tentou chegar à Prefeitura através de quatro eleições e hoje está aliado ao Partido dos Trabalhadores, de onde Rodrigo Neves só saiu quando o líder Lula perdeu os direitos políticos, ao ser recolhido à prisão por maquinações do ex-juiz, Sérgio Moro.

INFLUÊNCIA DE QUAQUÁ

Há indicativo de que o seu colega de atuação na Câmara Federal, Washington Quaquá, mesmo sendo candidato a Prefeito em Maricá, será  o seu " Guru", com o adendo de que se trata do principal rival de Rodrigo, até porque ambos têm as mesmas pretensões para a eleição estadual de 2026 e vivem se arranhando..

Maricá projeta boa imagem em termos de serviços à população. Afinal, tem um terço da população de Niterói e supera a ex-capital fluminense em receita dos royalties do petróleo.

Muito do programa de governo que Talíria vier a apresentar se baseará em experiências exitosas da cidade vizinha.

É bem verdade que as duas cidades são bastante diferentes, seja em demografia ou na comparação do nível de renda médio nas duas cidades,

Tanto lá como cá o bolsonarismo teve forte desempenho na eleição presidencial, embora as duas cidades estivessem, desde antes, sob o comando de partidos da esquerda.

MÚSICA NAS ESCOLAS

Um dos maiores orgulhos de Niterói, o programa Aprendiz Musical, que atende 9.500 alunos da rede municipal, está comemorando 23 anos de existência. O grupo se apresenta no dia 8 de maio, quarta-feira, às 9h, na Escola Municipal Horácio Pacheco, e às 13h e às 14h, na Escola Municipal Jacy Pacheco.

NITERÓI NAS TELONAS

Além do elenco do filme, a pré-estreia de "Aumenta que é Rock n` Roll", na última terça (23), no Itaipu Multicenter, contou com a presença de atores políticos de Niterói: o prefeito Axel Grael (PDT); o pré-candidato à prefeitura, Rodrigo Neves (PDT); a deputada estadual Verônica Lima (PT); o secretário de Educação, Bira Marques; e, até mesmo, o ex-prefeito Jorge Roberto Silveira. Berço da icônica Rádio Fluminense FM, a cidade serviu de cenário para o longa, que retrata a trajetória e as aventuras da Maldita e seu criador, o jornalista Luiz Antônio Mello, editor de A TRIBUNA.   

HOMENAGEM



O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), homenageou o jornalista e ambientalista Vilmar Berna, ex-dirigente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, batizando a UMEI, criada em Jurujuba, com o nome dele. Nascido em Porto Alegre, Vilmar, que morou durante muitos anos no bairro da Zona Sul de Niterói, morreu em 2021, aos 64 anos.

RECONHECIMENTO

A Câmara Municipal de Niterói realiza na próxima segunda-feira (29), às 18h, sessão solene de lançamento do Diploma Nicette Bruno. A cerimônia ocorrerá no Salão Nobre da Casa. O presidente da Comissão de Cultura, o vereador Leonardo Giordano (PC do B), apresentará a iniciativa, explicando como funcionam as inscrições e tirando todas as dúvidas sobre o tema. O Diploma Nicette Bruno visa reconhecer publicamente as importantes contribuições artísticas e culturais realizadas na cidade, recebendo o nome da atriz niteroiense em razão de sua contribuição à cultura brasileira.

Relacionadas