Imagem Principal
Imagem
Niterói promove aulas de educação ambiental com crianças em barcos
Os “pequenos cientistas” produziram, junto com os monitores, um relatório com as análises de dados coletadas do ecossistema e aprenderam sobre a Baía de Guanabara
Niterói promove aulas de educação ambiental com crianças em barcos
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 26 de abril de 2024FacebookTwitterInstagram
Fotos: Duda Menegassi/ Prefeitura de Niterói

Com os olhares atentos no mar, nos biólogos, nos professores e nas fotografias de animais marinhos, 40 alunos da Rede Municipal de Educação de Niterói participaram da primeira expedição de bordo na enseada de Jurujuba. As aulas fazem parte do projeto de Inventário da Biodiversidade Faunística da Bacia Hidrográfica Contribuinte da Enseada de Jurujuba. 

O programa é implementado pela Prefeitura de Niterói e coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, com o objetivo de promover conhecimento e integração entre a população local e a biodiversidade do ambiente em que vivem. Essa etapa do projeto, em que a garotada interage com o meio ambiente, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

As turmas tiveram também aulas lúdicas com os biólogos da equipe sobre a diversidade de bichos que habitam a enseada e suas características e interações com o ambiente, com conversas interativas sobre a importância da preservação das espécies através de atitudes sustentáveis, como o não despejo de resíduos no mar, além de lições participativas com manejo de instrumentos de medição da velocidade do vento, da qualidade de transparência e temperatura das águas, profundidade da maré, e observação de bichos com a utilização de monóculos. Os “pequenos cientistas” produziram, junto com os monitores, um relatório com as análises de dados coletadas durante o passeio.

“Niterói tem uma trajetória na luta pela preservação ambiental, sendo pioneira em diversas políticas públicas nesse sentido, e é importante envolver as próximas gerações. A escola é um lugar de formar uma consciência crítica do hoje e do futuro, além de disseminar e multiplicar o conhecimento”, ressaltou o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bira Marques.

As pesquisas para o inventário tiveram início em janeiro, com equipes de biólogos da empresa de consultoria ambiental Piper3D realizando visitas a campo em pontos do Parque Natural Municipal de Niterói e da Área de Proteção Ambiental do Morro do Morcego, da Fortaleza de Santa Cruz e dos Fortes do Pico e do Rio Branco, que serão monitorados ao longo de 15 meses de estudos para identificação de espécies e coleta de dados sobre os animais encontrados na região.

Para Guilherme Raeder, gerente executivo do projeto, as atividades de educação ambiental a bordo vêm para dinamizar conhecimentos científicos relacionados às ciências do mar. “As primeiras atividades foram um grande sucesso, as crianças tiveram um dia onde puderam ter novas perspectivas tanto do seu território quanto da Baía de Guanabara. O objetivo é desmistificar a imagem habitual acerca da Baía de Guanabara e causar o encantamento para essa área vital de Niterói”, comenta.

O projeto de educação ambiental a bordo é inclusivo e tem a proposta de contemplar alunos com necessidades especiais. A primeira aula a bordo contou com a presença de alunos do 3o ano do Ensino Fundamental da E.M Professora Lucia Maria Silveira Rocha, entre eles, 6 crianças PcD que, junto com acompanhantes delegados para auxiliá-los nas atividades, puderam aprender e interagir em todas as oficinas promovidas pela equipe.

O projeto de educação ambiental vai envolver, ao longo do ano, 600 alunos, professores e assistentes do 3° e 4° anos do Ensino Fundamental de três escolas municipais que se situam na área da enseada: a Escola Municipal Helena Antipoff e a Escola Municipal Professora Maria Ângela Moreira Pinto, localizadas em São Francisco, e a Escola Municipal Professora Lucia Maria Silveira Rocha, localizada em Jurujuba. Os estudantes serão divididos em turmas de 25 alunos por atividade, totalizando 24 saídas ao final do projeto, com oito visitas para cada escola selecionada. Após as atividades práticas, será realizada uma visita à exposição do Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental.

Relacionadas