Imagem Principal
Imagem
Governo e Prefeitura anunciam operação logística para o show da Madonna
Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
Governo e Prefeitura anunciam operação logística para o show da Madonna
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 25 de abril de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação

A logística operacional e o esquema de segurança para o show da Madonna, em Copacabana, foram apresentados, nesta quinta-feira (25), no Centro de Operações Rio, pelo Governo do Estado do Rio e a Prefeitura do Rio de Janeiro. O espetáculo da cantora pop está marcado para 4 de maio, às 21h45 e, segundo a organização do evento, são esperadas mais de 1,5 milhão pessoas, entre moradores do estado e turistas brasileiros e estrangeiros.

A expectativa é movimentar cerca de R$ 300 milhões na economia fluminense. A previsão média de ocupação hoteleira registrada é mais de 74%, entre os dias 3 e 5 de maio. Espera-se que essa marca seja de mais de 85% apenas no bairro onde acontece a festa. Só no dia 4, Copacabana terá 100% de ocupação, segundo o ‘HotéisRio’.

Segurança 

A operação especial de segurança começa no dia 29 de abril e vai até o dia 6 de maio. A Polícia Militar realizará um patrulhamento ostensivo, envolvendo 3,2 mil agentes, 64 viaturas, 65 torres de observação, dois drones com tecnologia para reconhecimento facial, além de câmeras. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel estará baseado na Praça do Lido para apoiar as operações. Haverá bloqueios em 18 áreas do bairro e 18 pontos de revista espalhados pelas ruas adjacentes ao palco.

Nas estações do metrô Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo, serão usados detectores de metal. Na areia e orla, está prevista uma operação verão especial, com tendas, quadriciclos, viaturas, moto-patrulhas e cabines de reforço. A corporação contará, ainda, com o Grupamento Aeromóvel em vias expressas, rodovias e saídas do show. Aterro do Flamengo, Terminal Gentileza, Terreirão e Central do Brasil são outros pontos de foco do reforço policial para o evento.

A Polícia Civil contará com reforço de profissionais nas delegacias da Zona Sul e do Centro. A mobilização total é de 1,5 mil policiais, incluindo agentes da Core e das delegacias de Apoio ao Turismo, do Aeroporto Internacional, de Proteção à Criança e ao Adolescente, de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, e Atendimento à Mulher.

O Corpo de Bombeiros vai disponibilizar, em terra, céu e mar, mais de 800 militares, entre guarda-vidas, combatentes, médicos e enfermeiros, para atuar em ocorrências como afogamentos, incêndios e atendimentos pré hospitalares. O planejamento estratégico da instituição inclui embarcações de pequeno e médio portes, viaturas, ambulâncias, caminhões-tanque e um centro médico avançado no Posto 6, além de uma aeronave para acidentes de maior gravidade.

Transporte

O transporte público é a recomendação dos organizadores para o público que vai assistir à cantora pop. A SuperVia, para a ida, vai funcionar no horário normal de sábados, sendo que a estação Central do Brasil fechará às 21h15. Para a volta, apenas a Central do Brasil estará aberta para embarque após o evento, com reabertura às 0h15 e funcionamento até as 2h15. Todas as outras estações estarão abertas para desembarque, exceto a estação Praça da Bandeira.

A operação especial do metrô envolve as estações de Copacabana até as 4 h da manhã de domingo, com reforço de trens, equipes de atendimento e segurança. A ida pode ser feita pela linha 1, do Jardim Oceânico a Uruguai, e linha 2, entre Pavuna e General Osório, sem transferência. A estação recomendada para desembarque é a Siqueira Campos. Já a Cardeal Arcoverde ficará aberta para desembarque das 16 às 22 h, sem venda de bilhetes. Já a volta poderá ser feita nas três estações de Copacabana, que funcionam até as 4 h de domingo. As demais estações vão funcionar após 0 h somente para desembarque.

Para quem usar as Barcas, o terminal Arariboia terá partidas a cada 30 minutos. Paquetá funcionará normalmente, e Charitas e Cocotá não funcionarão.

Para hidratar os fãs, a Cedae vai distribuir água em pontos estratégicos no entorno do palco e adjacências.

Além dos órgãos da Prefeitura, participaram da coletiva de imprensa a diretora do Departamento Geral de Polícia da Capital, delegada Raíssa Celles; o porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar, major Fábio Contreiras; e o assessor-chefe de Planejamento e Concessões da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Breno Tostes.

Relacionadas