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Educação e violência: desafios da atualidade, parte 2
Educação e violência: desafios da atualidade, parte 2
Foto do autor Raymundo Nery Raymundo Nery
Por: Raymundo Nery Data da Publicação: 03 de maio de 2024FacebookTwitterInstagram

No transcorrer dos últimos cinquenta anos, sobretudo, temos assistido a um exponencial aumento da população humana em nosso planeta e chegamos neste ano de dois mil e vinte e três com o quantitativo de 8 Bilhões de Seres Humanos!

Considerando a ocupação desordenada - sobretudo em algumas áreas terrestres de nosso Mundo podemos vislumbrar seríssimos problemas ao que se refere às condições de Qualidade de Vida dos que habitam e vivem em "Zonas Desfavoráveis" como conflituosas por Guerras; pela existência de Gangues, pela falta de água, pelas alterações climáticas drásticas; pela falta de alimentos; por regimes discricionários e assim por diante.

 Certamente podemos afirmar que nunca antes vivenciamos uma situação de existência no planeta Terra tão complexa e dramática com previsíveis e imprevisíveis consequências que certamente geram muita tensão nos que habitam e em todas as Organizações Públicas e Privadas , no entanto, se torna mister que a Sociedade Internacional se mostre e atue de forma efetiva e presente para que possamos enquanto Civilização procurarmos os caminhos mais próprios, éticos, corretos, humanitários para a sobrevivência da Vida em nosso planeta não só para as próximas gerações humanas mas também para a sobrevivência em condições dignas da Fauna e da Flora existente preservando assim nosso Ambiente Natural Terreno ! 

  Ao tratarmos/lidarmos com esta temática EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA devemos ter a clara observação que, sobretudo nas Unidade Escolares imperativo se torna da Comunidade que nela convive esteja em plenas condições de segurança e que dentro das mesmas seja desenvolvido permanentemente toda uma Ação voltada à sensibilização/conscientização na formação educacional e assim procurarmos minorar o dramático quadro de crise de violência que se delineia para o futuro.

Não existe uma "solução mágica" e somente um "Caminhar" pautado em fundamentos, planejamento e uma ação vigorosa de toda a Sociedade poderá nos nortear as reais possibilidades de conseguirmos num futuro (infelizmente ainda distante) termos um Quadro Geral civilizado aonde direitos e deveres sejam naturalmente observados e defendidos por todos.

  A Ação deve ser urgente pois temos de modo recorrente sido alertados e cientificados de casos escabrosos que ocorrem no diária da vida das pessoas e, sobretudo dos que se encontram mais vulneráveis - como no caso específico deste Artigo a Comunidade escolar aonde o "Clima" de convivência deveria ser permeado por paz, tranquilidade, segurança e otimismo e não pelos atuais temores que acabam por se refletir negativamente no contexto geral no qual se encontram.

  Vivemos um momento especialíssimo da História da humanidade aonde ao lado de milenares acervos produzidos pela nossa Espécie Humana temos a produção veloz e intensa de conhecimentos em nossa Atualidade gerando um incalculável acervo de informações e naturais desafios de as processar e entender e operar nesta Contemporaneidade.…

 Uma Educação prestigiada (em todos os seus aspectos) e a observância plena dos direitos dos cidadãos e de toda a forma de vida existente seriam e serão as grandes bases para a construção de um futuro melhor aonde a Sociedade como um toda consiga responder de forma concreta às demandas que ocorram e desta forma estarmos numa "Marcha Civilizatória " que nos orgulhe em nos identificarmos de Humanidade! 

Professor Doutor Raymundo Nery Stelling Júnior (PhD in Science Education / USA; Master in Administration - Total Quality Management / USA) Presidente-Chanceler do IFEC - Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência (www.ifec.org.br) e Presidente da SOBRAHSP – Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública (www.sobrahsp.org.br

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