Hospital coleta cabelo para confecção de perucas

Anderson Carvalho –

Além de sofrer com o câncer, os pacientes, ao fazerem a quimioterapia – que já é um tratamento duro – têm que lidar com a queda de cabelos, o que faz cair a autoestima em muitos. Por isso, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) resolveu promover a campanha de doação de cabelo “Amor em cada fio”. A primeira edição foi em março passado, na qual foram arrecadadas 220 mechas. A segunda edição será amanhã, das 9h às 13h, no auditório Aluísio de Paula, no hospital, no Centro.

Na ocasião serão entregues 20 perucas confeccionadas com as doações a pacientes com idades entre 35 e 75 anos, em tratamento quimioterápico no Huap. Serão beneficiados ainda pacientes com doenças graves do couro cabeludo. A campanha é promovida pela Liga Acadêmica de Medicina da UFF.

Na primeira edição ainda foram doados 80 quilos em doações de leite em pó, destinados aos pacientes com HIV e em quimioterapia que necessitavam de suplemento alimentar durante o tratamento. O objetivo foi entregar as mechas de cabelo à confecção de perucas para as mulheres assistidas pela Adama (Associação dos Amigos da Mama de Niterói). As perucas foram confeccionadas, sem custo, pela fábrica Di Milese. Nesta segunda edição, receberão as pacientes com maior queda de cabelos. Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas, as perucas serão destinadas às pacientes que demonstrem interesse em recebê-las.

O objetivo é contribuir para estimular o bem-estar e autoestima das pacientes, que podem ser afetadas pelas mudanças no decorrer das doenças e pelos tratamentos propostos. As transformações na aparência física muitas vezes se somam às limitações impostas pela própria enfermidade e são causa frequente de repercussões na autoestima e em alguns casos, no desenvolvimento de transtornos psiquiátricos e/ou no abandono do tratamento.

Nesta segunda edição, cabeleireiros e maquiadores do Espaço Juliana Paes vão colocar as perucas e maquiar os pacientes. Os alunos de graduação em Medicina, junto com a Liga de Dermatologia da UFF confeccionam uma cartilha explicativa para que esses conceitos sejam fixados e difundidos entre a população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *