Estacionar em vaga de idosos renderá multa moral

Wellington Serrano –

Motoristas de Niterói que estacionarem seus veículos em vagas destinadas aos idosos irão receber uma “multa moral” para que não cometam novamente a infração. A iniciativa da Secretaria do Idoso do município teve início essa semana e faz parte das comemorações pelo Dia do Idoso.
“Estabelecemos, junto com a NitTrans, que é o órgão fiscalizador do trânsito no município, a multa moral, sem valor pecuniário, informando ao motorista que a vaga que ele está usando é garantida por lei para o idoso. A multa só será aplicada em caso de reincidência. O objetivo maior é educar e informar sobre a legislação”, afirma Beto Saad, secretário municipal do Idoso de Niterói.

No primeiro dia de fiscalização foram encontradas várias irregularidades. Além do motorista que não respeita a vaga exclusiva para a terceira idade, há casos de carros com cartões vencidos ou em desacordo com a legislação. “É importante frisar que após a campanha de esclarecimento, o motorista que continuar a usar a vaga sem o cartão poderá ter seu veículo multado e rebocado. É uma vaga cativa para o motorista da terceira idade e elas estão localizadas em locais estratégicos, com o objetivo de facilitar a vida do idoso”, acrescenta Beto.

A aposentada Maria Lucia Dias das Cruz, de 74 anos, comemorou a ação. “Não aceitamos nem mais um minuto de carros parados em nossas vagas. Nós idosos não aquentamos mais tanta hipocrisia. São pessoas acima de qualquer suspeita que ‘se esquecem’ e fingem nos ignorar dando péssimos exemplos, às vezes para os filhos, de como não se deve ter consciência com o próximo. Aliás, hoje o mudo está bem assim, é feito para os espertos”, desabafou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *