Dia de Santo Antônio tem programação variada

Raquel Morais –

Hoje é Dia de Santo Antônio e a festa está mais do que preparada na principal igreja do santo casamenteiro de Niterói. Durante a manhã e tarde de ontem (12), na Paróquia Porciúncula de Sant’Ana, em Icaraí, muito trabalho envolveu dezenas de pessoas. Os grupos se dividiram para prepararem os tradicionais bolos e pães, que serão distribuídos hoje durante todo o dia. Até o fechamento dessa edição cerca de 20 mil pães já haviam sido embalados e 17 bolos foram confeitados.

O administrador da festa, César Augusto, disse que a ideia é distribuir 50 mil pães bentos durante todo o dia.

“Recebemos doações de padarias de Niterói e da sociedade civil. É uma festa muito linda e organizada também pela comunidade. Ano passado foram feitos 28 bolos e até ontem já tínhamos 17 prontos. A festa de Santo Antônio só acaba quando dá meia-noite”, brincou.

A responsável pela confecção dos bolos, Marlene Costa, disse que esse ano foram distribuídos 650 tabuleiros para os fiéis doarem.

“É lindo ver essa união das pessoas em prol do bem. Escondemos mil medalhinhas de Santo Antônio e sempre é uma festa quando uma pessoa acha”, brincou.

A aposentada Maria de Jesus, de 67 anos, fez sua parte e logo cedo entregou seu bolo prometido.

“Eu sou devota de todos os santos e é uma delícia participar desse momento. Precisamos de muita oração nesses dias”, pontuou a moradora de Icaraí.

A festa começa às 9h com benção de Santo Antônio a cada meia hora e missas às 6h30min, 8h, 9h30min, 11h, 15h, 17h e 19h. Ao longo de todo o dia terá distribuição do Pão Bento de Santo Antônio, às 12h será vez do tradicional Angu à Baiana no Salão de Festas da igreja e a partir das 17h será servido o caldo verde e sopa de ervilha. A procissão será realizada pelas ruas do bairro após a missa das 19h.

No Orfanato Santo Antônio, em São Lourenço, a festa começa às 7h e vai até às 22h, com direito a missa às 10h30min. No final da tarde, às 17h30min, uma procissão promete levar os fiéis para as ruas do entorno do bairro, e após a caminhada uma última missa encerra os festejos católicos. Comidas típicas juninas e brincadeiras estão entre os entretenimentos programados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *