Batalhão de São Gonçalo receberá 40 PM que estavam remanejados

Augusto Aguiar –

O porta-voz da PM, major Ivan Blaz anunciou, na manhã desta quinta-feira (26), durante a cerimônia das novas viaturas entregues à PM do Rio, o retorno de 120 policiais que estavam cedidos a outros órgãos e que vão ser distribuídos por algumas unidades. Com isso, o 7º BPM (São Gonçalo), 9º BPM (Rocha Miranda), e 20º BPM (Mesquita) serão beneficiados com 40 recrutas, cada um.

“São reforços vindos das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Eles vão ser distribuídos em unidades operacionais. A prioridade é a retomada das ruas e do policiamento ostensivo”, afirmou o major, informando que o término de algumas UPPs não significa redução de policiamento, mas “enxugamento” da máquina administrativa da corporação.

Por sua vez, a Secretaria Estadual de Segurança do Rio anunciou que voltará a pagar o Regime Adicional de Serviço (RAS), uma espécie de hora extra para os policiais militares, a partir do dia 1º de maio. O sistema estava suspenso desde o final de 2016, devido à crise orçamentária do estado. Segundo o major Ivan Blaz, o RAS será importante para aumentar o efetivo policial nas ruas do estado. “O Regime Adicional de Serviço tem um aspecto extremamente positivo no policiamento ostensivo”, disse, acrescentando ainda novos concursos públicos. Outra medida é a reavaliação médica de 8 mil PMs que estão afastados por questões de saúde. “Sabemos que a nossa tropa sofre muito, no corpo físico e no mental, mas também já observamos que há fraudes nesses casos”, disse. A Polícia Militar do Rio de Janeiro tem 16 mil homens longe das ruas.

A segurança do Rio está sob intervenção há mais de dois meses e só agora a verba de R$ 1,2 bilhão, do governo federal, poderá ser utilizada. A liberação dos recursos para a segurança do Rio foi anunciada pelo presidente Michel Temer no dia 21 de março, mês que bateu recordes nos índices de violência. Desde 1991, março não registrava tantos roubos de carga (917), tantos roubos nas ruas (7.655) e nos ônibus da cidade (1.389). Além disso, o Rio teve a maior quantidade de carros roubados (5.358).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *