A Casa de Bernarda Alba entra em cartaz no Solar do Jambeiro

Em seu projeto (RE)Encena, o Solar do Jambeiro apresenta, todas as sextas-feiras de junho, sempre às 20h, o espetáculo “A Casa de Bernarda Alba”, adaptação da Cia Teatro Vivo para a última obra escrita pelo grande dramaturgo espanhol Frederico Garcia Lorca. Com direção de Rodrigo Carvalho, a peça é um retrato do lugar da mulher na sociedade espanhola no começo do século XX.

Bernarda Alba é uma matriarca dominadora que mantém as cinco filhas sob vigilância implacável, transformando a casa onde vivem, num pequeno povoado na Espanha, em um caldeirão de tensões prestes a explodir a qualquer momento. Após o falecimento do seu segundo marido, a mãe declara luto de oito anos, mantendo as portas e janelas da casa cerradas e todas as filhas comandadas com mão de ferro. Duas das moças, porém, apaixonadas por um mesmo galanteador das redondezas, um rapaz de vinte e cinco anos chamado Pepe Romano, desencadeiam no meio daquele luto uma disputa cruel e perigosa para conquistarem seu amor, com consequências trágicas.

O texto é uma crítica à postura ditatorial do governo, à hipocrisia e ao falso moralismo cristão reinante na sociedade espanhola de então.

“Por meio de uma encenação não convencional, estabelecida a partir do princípio da contra vontade, a companhia aborda as metáforas que não são explicitadas no texto. Sem descaracterizar a obra original de Lorca, procuramos dar um enfoque particular na opressão imposta pelo governo e pela igreja. A mulher era impedida de trabalhar e seu único destino era se casar e cuidar dos deveres de casa”, afirma o diretor.

Frederico Garcia Lorca teria se inspirado em uma história real para desenvolver a peça, a única que escreveu em prosa. O roteiro foi finalizado 30 dias antes do assassinato do dramaturgo por forças do governo espanhol, em 1936, durante a Guerra Civil.

Os ingressos custam R$ 20 e a classificação indicativa é 12 anos. O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195 no bairro Boa Viagem. Mais informações pelo telefone (21) 2109-2222.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *